UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Histórias do Pan

Curiosidades

  • Na rua: a delegação da Venezuela acabou despejada uma noite da Vila Pan-Americana por falta de alojamento. A falta de espaço se resolveu com os atletas norte-americanos sendo hospedados em hotéis para dar lugar aos visitantes.
  • Som: o músico argentino Lalo Schifrin, compositor da célebre música do seriado Missão Impossível, foi o autor do tema de abertura do Pan de 1987.
  • Prevenção: os Jogos viram surgir a polêmica em torno da AIDS, doença descoberta naquela década. À época, o nadador Ricardo Prado deu entrevista para a Folha de S.Paulo comentando que alguns atletas tinham medo de contrair o HIV. A partir dos anos 90 passou a ser praxe distribuir preservativos nas Vilas Olímpicas e Pan-Americanas.
  • Susto depois da perda: dois meses antes do Pan, no dia 4 de junho, o norte-americano Edwin Moses teve interrompida uma série de 10 anos e 107 vitórias nos 400 m com barreiras. O norte-americano, ouro nas Olimpíadas de 1976 e 1984 na prova, nem se arriscou a disputar o Pan depois da "tragédia". Disputou as Olimpíadas de Seul, mas ficou só com bronze.
  • Futuros campeões: no boxe, o norte-americano Riddick Bowe ficou com o bronze e Lennox Lewis, lutando pelo Canadá, perdeu o ouro para o cubano Jorge González. Bowe e Lewis (como profissional, defendeu a Grã-Bretanha) disputariam a final das Olimpíadas de Seul, em 1988. Lewis levaria a melhor.
  • Retorno aos Jogos: a nadadora Maria Lenk prestigiou o evento aos 72 anos como voluntária. A brasileira foi a primeira sul-americana a disputar uma Olimpíada, competindo em Los Angeles-32.