
15h58 - 10/08/2003 Meligeni vence chileno Marcelo Ríos e ganha a medalha de ouro no Pan
Murilo Garavello Enviado especial do UOL Em Santo Domingo (República Dominicana)
O tenista brasileiro Fernando Meligeni conquistou neste domingo a medalha de ouro no tênis masculino nos Jogos Pan-Americanos ao derrotar o chileno Marcelo Ríos por 2 sets a 1, com parciais de 5-7, 7-6 (8-6) e 7-6 (7-5). O jogo durou 2 horas e 44 minutos.
É a primeira vez que Meligeni conquista um título pan-americano. O tenista, que anunciou sua aposentadoria ainda no Brasil, em maio, não deve voltar a atuar como profissional. "Essa vitória eu tirei do coração", disse Meligeni logo após a partida, na qual salvou cinco match points.
Foi a 12a medalha de ouro do Brasil nos Jogos Pan-Americanos e a segunda no tênis. Ontem, Joana Cortez e Bruna Colósio haviam conquistado o ouro nas duplas femininas.
Meligeni começou o jogo melhor e, logo no segundo game, conseguiu uma quebra de saque. Vencendo 12 dos primeiros 14 pontos, abriu 3-0 e parecia estar no controle do jogo. Entretanto, Ríos, ex-número um do mundo, cresceu na partida e, com duas quebras de saque -em duas duplas faltas cometidas por Meligeni-, no sétimo e no 11° games, passou à frente e marcou 1 a 0 no jogo.
Na segunda parcial, Meligeni conseguiu manter o jogo parelho até o nono game. O maior volume de jogo de Ríos, então, sobressaiu: ele obteve a quebra de saque após desperdiçar um break point. No game seguinte, sacou para ganhar o jogo. Então, Meligeni se fez valer de seu espírito "guerreiro". Na primeira chance de devolver a quebra de serviço, devolveu duas bolas quase impossíveis e, em um erro de Ríos, devolveu a quebra.
No tie-breaker, Meligeni reverteu uma desvantagem de 5-1, salvou dois match points e acabou saindo vitorioso por 8-6.
No terceiro set, com os dois tenistas desgastados pelo calor de quase 40°, as quebras de saque foram uma constante. Meligeni abriu 3-1 depois de derrubar o serviço do chileno no terceiro game. Ríos devolveu a quebra no sexto game, e foi quebrado novamente no game seguinte.
No 10° game, Meligeni sacou para vencer a partida, mas Ríos jogou muito bem e conseguiu a quebra que empatou o terceiro set sem permitir ao brasileiro nenhum ponto. A decisão da partida acabou indo para o tie-breaker.
No desempate, Meligeni jogou melhor e, depois de desperdiçar dois match points, fechou a série em 7-5 e o jogo em 2 sets a 1, para o delírio da maioria dos torcedores presentes ao complexto de tênis do Parque del Este.
| |