FOTOS
Veja como foi
a cerimônia
de abertura



14h50 - 05/08/2003
Paulo Emílio e Luizão ganham mais uma no vôlei de praia

Da Redação
Em São Paulo

Paulo Emílio e Luizão venceram mais uma partida no torneio de vôlei de praia dos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo, desta vez contra os irmãos costa-riquenhos Alexander e Gilberto González, por 2 a 0 (21/18 e 21/19), e estão quase classificados para a próxima fase.

"Foi um jogo teoricamente fácil, mas fizemos algumas besteiras e o placar acabou não dizendo como foi a partida. Estamos nos entrosando e nos soltando ao longo da competição e esperamos chegar nas semifinais com um bom ritmo de jogo. Nas quartas-de-final em diante, teremos mais dificuldade contra os adversários, sem dúvida", explicou o baiano Paulo Emílio, que até o início do Pan-americano nunca havia sido parceiro de Luizão. O amazonense substitui Paulão, que sofreu uma contusão no ombro na véspera da viagem para Santo Domingo.

A dupla brasileira cometeu muitos erros durante o primeiro set da partida disputada nesta terça. Apesar de baixos, os jogadores da Costa Rica compensavam a baixa estatura com muita habilidade na defesa e não permitiam que o baiano e o amazonense abrissem muita vantagem no placar.

A equipe chegou ao set point, em 20 a 17, com um bloqueio de Luizão, que, no lance seguinte, desperdiçou a oportunidade falhando no mesmo fundamento. Uma cortada de Paulo Emílio, no entanto, deu fim ao primeiro set, com vitória por 21 a 18.

No segundo set, os costa-riquenhos abriram uma vantagem, logo tirada pelos brasileiros, que empataram com um ataque fulminante de Luizão. Os erros da dupla do Brasil, no entanto, não permitiam que o placar ficasse mais folgado.

Depois de ficarem quatro pontos à frente, Paulo Emílio e Luizão permitiram que a Costa Rica diminuísse a desvantagem para 11 a 13.

Os brasileiros foram administrando o jogo, voltando aos quatro pontos de diferença em uma jogada em que Paulo Emílio fez uma defesa à queima-roupa, completada com uma cortada certeira de Luizão: 18 a 14.

O Brasil chegou ao match point com 20 a 16, mas perdeu sucessivas chances de terminar a partida. No fim, um ataque de Paulo Emílio deu números finais ao jogo: 21 a 19.

"A estréia contra a República Dominicana foi complicada. O fato de nunca termos jogado juntos pesa um pouco. Estamos pegando confiança um no outro, conhecendo o posicionamento e a movimentação, como cada um gosta de receber a bola... No primeiro jogo foi horrível, íamos para o mesmo lado... Agora já estamos acertando mais. Nas quartas-de-final, nas semifinais, já estaremos totalmente entrosados. Vamos trazer a medalha de ouro", afirmou Luizão, que está tão otimista que nem quer pensar em prata ou bronze.

O jogador do Amazonas se machucou no meio do segundo set, no braço e na coxa, quando se jogou no chão. Ele reclama do piso da quadra adaptada na arena de Feira Ganadera, originalmente usada nas touradas e adaptada para esta competição de vôlei de praia.

"O chão está muito duro. Quase não tem areia. Isso favorece os adversários, porque estamos acostumados a jogar na praia. O piso mais duro em que eu já joguei até hoje no Brasil não se compara com isso", queixou-se Luizão.

A dupla vai disputar o primeiro lugar do grupo contra os equatorianos Julio Berdales e Antonio Rodríguez, que ontem venceram os mesmos costa-riquenhos por 2 a 1. Se confirmarem a liderança, Luizão e Paulo Emílio vão pegar na próxima fase os segundos colocados do grupo A, de Cuba, que inclui ainda Antilhas Holandesas, Uruguai e El Salvador.




COMENTE ESTA NOTÍCIA NOS GRUPOS DE DISCUSSÃO UOL
ÍNDICE DE NOTÍCIAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

22/07/2006
18h58 - Dois estádios são confirmados para futebol no Pan

17/05/2006
22h42 - Sede de 2011 e Pan do Rio-2007 são temas de reunião da Odepa

16/03/2006
10h31 - Justiça do Rio paralisa as obras no autódromo

09/03/2006
15h48 - Governo libera R$ 140 milhões para segurança do Pan-2007

26/04/2004
Pan-Americano
21h04 - Odepa oficializa perda de medalhas por doping no Pan de 2003

12/01/2004
Tênis
17h22 - Flávio Saretta embarca nesta terça-feira para a Austrália

28/11/2003
Pan-Americano
21h16 - Rio gasta RS$ 8 milhões com eventos Pré-Jogos

26/10/2003
Judô
20h13 - Com dez ouros, Brasil é campeão sênior no Equador