! Convocado a depor, ciclista Ivan Basso é suspenso por equipe - 24/04/2007 - UOL Esporte - Ciclismo
UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  24/04/2007 - 17h01
Convocado a depor, ciclista Ivan Basso é suspenso por equipe

Das agências internacionais
Em Paris (França)

O ciclista italiano Ivan Basso foi suspenso nesta terça-feira por sua equipe, a Discovery Channel. O time tomou a decisão de afastá-lo das competições depois que o departamento antidopagem do Comitê Olímpico Italiano convocou o atleta para prestar depoimento sobre a Operação Porto, escândalo de doping envolvendo ciclistas, técnicos e dirigentes.

"Pedimos ao Ivan que não participe de nenhuma prova até que recebamos mais informações vindas da Itália e que o caso esteja resolvido", explicou o diretor geral da equipe, Bill Stapleton. "Continuaremos dando todo o respaldo a ele e colaboraremos com as partes envolvidas até que tudo se resolva. Conversei com o Ivan e, ainda que seja esteja frustrado, ele concordou e entendeu a decisão", acrescentou Johan Bruyeel, diretor esportivo da Discovery.

Suspenso pela equipe e convocado a prestar depoimento no próximo dia 2 de maio, o vencedor do Giro d'Itália 2006 deixou de viajar para a Bélgica, onde participaria de duas provas, e permaneceu em seu país. Além disso, sua participação no Giro deste ano ainda não está confirmada. "É uma situação complicada. A participação dele agora é difícil", reconheceu o diretor da competição italiana, Ângelo Zomegnan.

A Operação Porto teve início em maio do ano passado, quando a Guarda Civil espanhola encontrou inúmeras bolsas de sangue que teriam sido manipuladas pelo médico espanhol Eufemiano Fuentes para serem injetadas no organismo dos atletas e melhorar seu rendimento. Junto das bolsas foram encontrados também os nomes de dezenas de ciclistas.

Basso, que havia vencido o Giro e era um dos favoritos à Volta da França, foi impedido por sua então equipe, a CSC, de disputar a mais tradicional competição do ciclismo mundial. Segundo informações da imprensa espanhola, ele apareceria na lista com o pseudônimo de "Birillo", nome de seu cachorro.

Há alguns meses, porém, ele foi autorizado pelo Comitê Olímpico Italiano a competir novamente. Foi, então, incorporado pela equipe Discovery Channel.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias