! NFL chora a morte de Lamar Hunt, inventor do nome Superbowl - 14/12/2006 - EFE - Esporte
UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  14/12/2006 - 18h18
NFL chora a morte de Lamar Hunt, inventor do nome Superbowl

Da EFE
Em Houston (EUA)

O esporte dos Estados Unidos chorou nesta quinta-feira a morte de Lamar Hunt, inventor do nome Superbowl e dono do Kansas City Chiefs.

Hunt morreu ontem aos 74 anos, vítima de um câncer de próstata contra o qual lutava há dois anos.

Responsável pelo conceito do Superbowl, ele ajudou a final da Liga Nacional de Futebol Americano (NFL) a se tornar o acontecimento esportivo mais importante nos Estados Unidos e um dos de maior destaque no mundo.

Hunt começou a construir seu nome como empresário quando fundou a Liga Americana de Futebol americano (AFL, em inglês) e foi um dos principais incentivadores para sua fusão com a Liga Nacional (NFL).

"Se havia alguém que sempre trazia energia e vitalidade ao esporte, este era Hunt, que estava disposto a ver sempre o lado positivo das coisas e superar as adversidades", destacou Jerry Jones, dono do Dallas Cowboys.

Ele criou o nome "Superbowl" em 1969, ao ver seus filhos brincando com uma bola chamada "Superball" (Superbola, em inglês). Antes, o jogo decisivo era chamado de "Decisão do campeonato AFL-NFL".

A família Hunt também foi uma das primeiras a apoiar o desenvolvimento da nova Liga Profissional de Futebol (MLS, em inglês) nos Estados Unidos. Além de membro fundador, Hunt possuía duas equipes: o Kansas City Wizards e o Columbus Crew. Ele também dá nome ao troféu entregue ao vencedor da US Open Cup - o equivalente à nossa Copa do Brasil.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias