! Sem o futebol brasileiro, Macau abriga primeiros Jogos da Lusofonia - 03/10/2006 - AFP - Esporte
UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  03/10/2006 - 09h51
Sem o futebol brasileiro, Macau abriga primeiros Jogos da Lusofonia

Da AFP
Em Macau (China)

Mais de 700 esportistas de 12 países e territórios participarão dos primeiros Jogos da Lusofonia, que serão disputados oficialmente entre 7 e 15 de outubro na antiga colônia portuguesa de Macau, mas a competição de futebol, que não contará com o Brasil, começará nesta quarta-feira.

Representações de Portugal, Macau, Angola, Brasil, Moçambique, Guiné Bissau, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Timor Leste, Guiné Equatorial, Índia (representada pelo Comitê Olímpico de Goa) e Sri Lanka estarão presentes na competição.

Os Jogos da Lusofonia são a primeira grande competição esportiva da Associação dos Comitês Olímpicos de Língua Oficial Portuguesa (ACOLOP), criada em 2004 em Lisboa.

Os Jogos, que serão disputados no Estádio de Macau, contarão com oito modalidades esportivas: atletismo, basquete, futebol, futebol de salão, taekwondo, tênis de mesa, vôlei de praia e vôlei.

A maior delegação será a de Macau, que participará com 155 esportistas, seguida de Portugal, que contará com 140.

O Brasil, que não inscreveu sua equipe de futebol, levará 77 esportistas para participar das modalidades de atletismo, futebol de salão, taekwondo, tênis de mesa e vôlei de praia.

Na representação portuguesa se destaca a presença da atleta Fernanda Ribeiro, campeã olímpica dos 10.000 metros em Atlanta-96 e medalha de bronze em Sydney-2000.

Na delegação brasileira, destaque para a participação da equipe de futebol de salão, enquanto que a de atletismo contará com 47 representantes sub-23.

"Será uma experiência enriquecedora para todos, além de servir como preparação para os Jogos Pan-Americanos do Rio-2007", afirmou o chefe da delegação brasileira, o ex-jogador de vôlei Bernard Rajzman.

O jogo de futebol entre Angola e Moçambique nesta quarta-feira, no Estádio da Universidade de Ciência e Tecnologia de Macau, abrirá as competições dos Jogos da Lusofonia.

O torneio de futebol conta com três grupos de três equipes. A fase de grupos será disputada até 6 de outubro, enquanto que as semifinais acontecerão no dia 8. A final no dia 10.

No grupo A jogam Cabo Verde, Índia e Macau, enquanto que no B foram enquadrados Angola, Moçambique e Timor Leste. No C, estão Portugal (com a seleção olímpica), Guiné Bissau e São Tomé e Príncipe.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias