! Pan-Americano de 2007, no Rio, terá Sol como mascote - 13/07/2006 - UOL Esporte - Outros Esportes
UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  13/07/2006 - 14h41
Pan-Americano de 2007, no Rio, terá Sol como mascote

Da Redação
Em São Paulo

O Sol é a mascote dos Jogos Pan-Americanos de 2007, no Rio de Janeiro. A personagem foi revelada nesta quinta-feira, em cerimônia no Forte de Copacabana, exatamente um ano antes do início da competição.

Divulgação
Mascote dos Jogos Pan-Americanos de 2007 é um Sol; nome será escolhido
O nome da mascote será escolhido em votação popular. As opções são Cauê, Kuará e Luca. O público poderá votar pela internet e em urnas em pontos estratégicos de algumas capitais brasileiras. A eleição termina no dia 25 de julho. O resultado da mascote eleita será divulgado na primeira semana de agosto.

A cerimônia de lançamento contou com a presença do presidente Lula, que aproveitou para cobrar um maior comprometimento dos organizadores do evento.

"A partir de agora temos só um ano. Parece longe, mas daqui a pouco vamos perceber que os atletas estarão desembarcando aqui. É preciso uma fiscalização de lupa. É preciso que a gente fiscalize diariamente porque não existirá nada pior que a gente descobrir quando chegar o Pan que alguma coisa não foi feita", disse Lula.

A cerimônia de apresentação da mascote foi simples, com a participação de diversas crianças e da cantora Fernanda Abreu. O Sol foi escolhido por representar a cidade do Rio de Janeiro.

LULA COBRA EMPENHO

O presidente Lula cobrou nesta quinta-feira, no lançamento da mascote dos Jogos Pan-Americanos de 2007, no Rio de Janeiro, um maior comprometimento dos organizadores para que o evento, que começa daqui a um ano. Leia mais.
Alguns dos maiores nomes do esporte brasileiros estiveram presentes à cerimônia e já puderam dar o seu voto para a escolha do nome do mascote.

"Você sabe que o carioca sem sol não é a mesma coisa", comentou a campeã olímpica no vôlei de praia Jaqueline Silva, em entrevista à Sportv.

"Esperamos que a mascote caia no gosto do público, principalmente no das crianças. No âmbito comercial, a mascote é muito importante num evento como esse", declarou Carlos Roberto Osório, secretário-geral do CO-RIO.

Esta é a primeira vez que uma mascote do Pan não é representada por um animal. A primeira mascote da competição foi um sapo, na edição de 1979, em San Juan, em Porto Rico. Quatro anos depois, a cidade de Caracas escolheu um leão.

Em 1987, nos Jogos de Indianápolis, nos Estados Unidos, a mascote foi um papagaio. Em Havana-91, foi outra ave: o tocororo, espécie típica de Cuba.

PAN SOFRE COM PROBLEMAS
Atrasos, cancelamentos e subfaturamento nos gastos iniciais levantam dúvidas quanto ao sucesso na realização do Pan-2007. Leia mais
Nos Jogos de Mar del Plata, em 1995, a mascote foi um leão marinho. Já em Winipegg, quatro anos depois, dois animais foram escolhidos: um papagaio e um pato.

Na última edição dos Jogos Pan-Americanos, na cidade de Santo Domingo, na República Dominicana, a personagem escolhida foi um peixe-boi.

O Pan terá início no dia 13 de julho de 2007 e o COB garante que as obras prometidas estarão prontas no prazo previsto, apesar de alguns atrasos.

"Está tudo absolutamente dentro do cronograma e confortável. O balanço por enquanto é positivo", afirmou Carlos Nuzman, presidente da entidade.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias