! Brasil goleia e é campeão do Mundialito de futebol de areia pela 8ª vez - 14/08/2005 - UOL Esporte - Outros Esportes
UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  14/08/2005 - 17h43
Brasil goleia e é campeão do Mundialito de futebol de areia pela 8ª vez

Da Redação
Em São Paulo

Com um elenco renovado, o Brasil apagou um pouco a decepção pelo terceiro lugar no primeiro Mundial da Fifa, em maio, no Rio de Janeiro, e conquistou neste domingo o Mundialito de futebol de areia, ao derrotar Portugal na final por 9 a 4, na Praia do Rocha, em Portimão.

Divulgação
Brasileiros dão a volta olímpica em Portugal, após vitória sobre o time da casa na final
A partida entre Portugal e Brasil foi uma reedição da final de 2003, quando a equipe européia levou a melhor. Dessa vez, os brasileiros "deram o troco" na casa dos rivais. A França ficou com o terceiro lugar, após vencer a Ucrânia por 7 a 6.

Em maio, aconteceu a primeira Copa do Mundo de futebol de areia sob a chancela da Fifa. Favorito absoluto, o Brasil, criador da modalidade e com Romário em quadra, viu seu domínio ruir ao perder na semi para Portugal. Na disputa do terceiro lugar, o time se redimiu e venceu o Japão, comandado por Rui Ramos. A França, de Eric Cantona, superou os portugueses na decisão e conquistou o título inédito.

Para o Mundialito, principal competição depois do Mundial, a seleção ganhou uma cara nova. "Medalhões" como Robertinho, Neném, Jorginho e Juninho ficaram fora da lista e foram substituídos por Mão, Sidnei, Daniel e André. Pierre, Júnior Negão, Buru, Betinho, Benjamin e Bruno completaram a lista de convocados.

As mudanças continuaram também no banco de reservas. Jorge Ferreira Alves, o Índio, que dirigiu a seleção nos últimos dois anos e está afastado do cargo desde o término de seu contrato, após o Mundial, foi substituído por seu auxiliar, Alexandre Soares.

As alterações surtiram resultado. Antes da final, em quatro jogos, o Brasil havia marcado 31 gols e sofrido apenas nove. A decisão, como era de se esperar, foi marcada pelo equilíbrio, com o placar marcando 4 a 3 para o time nacional ao término do segundo tempo.

No terceiro, no entanto, o time da casa foi completamente dominado pelos brasileiros. Os portugueses sentiram o forte calor, os brasileiros aproveitaram e anotam cinco gols, completando a goleada por 9 a 4 e garantindo o oitavo título do Mundialito.

"O Brasil veio a Portugal com uma equipe renovada e com um sistema de jogo taticamente diferente do habitual. Não sentimos dificuldade de nos adaptarmos à areia de Portimão, que é muita parecida com a areia de Vitória", comentou o técnico Alexandre Soares.

Como já havia acontecido no Mundial da Fifa, o português Madjer foi novamente eleito o melhor jogador da competição e ainda abocanhou o prêmio de artilheiro do Mundialito, com 12 gols, seguido pelo brasileiro André, com nove. Pierre ficou com o título de melhor goleiro do torneio.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias