! UOL Esporte - Olimpíadas de Inverno - Turim 2006
UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA

Olimpíadas de Inverno
ResultadosCalendárioSedeMedalhasBrasileiros 
Como o próprio nome revela, o biatlo é um esporte que combina duas modalidades: o tiro e o esqui cross country. Para vencer, o atleta precisa aliar força à concentração. Em Turim, serão dez eventos, sendo cinco para homens e cinco para mulheres.

Na prova, o atleta precisa percorrer um circuito (cujo tamanho varia de 2 km a 4 km), e parar para atirar em pontos específicos. Caso não acerte todos os tiros, o competidor é penalizado, precisando andar mais para completar o percurso ou tendo minutos acrescidos em seu tempo final. O campeão é aquele que completa o circuito no menor tempo possível.

A origem do esporte remete aos ancestrais do homem moderno. Algumas cavernas na Noruega e na Rússia têm em suas paredes pinturas rupestres, datadas de 4 mil anos, que mostram caçadores utilizando armas e calçando tábuas de madeira parecidas com esquis.

Com o passar do tempo, o biatlo se tornou um esporte militar. Em 1767, um grupo de soldados que faziam a proteção da fronteira entre Suécia e Noruega organizou a primeira competição de biatlo.

Entre 1924 e 1948, o biatlo esteve presente nos Jogos Olímpicos de Inverno como modalidade de exibição, sendo disputada apenas por militares. Em 1955, o esporte foi criado oficialmente, sendo incluído na Olimpíada cinco anos depois, na disputa realizada na cidade de Squaw Valley, nos Estados Unidos.

Em 1977, o esporte passou por uma grande mudança, deixando de lado as armas militares para utilizar rifles mais leves. Outra mudança importante aconteceu em 1992, quando as mulheres puderam competir na Olimpíada de Albertville, na França.

TORNEIOS

REPORTAGENS
2006 brasileiro se safa com ouros de "última hora" em NY, futebol
de areia e ginastas.


OUTROS ESPECIAIS
SITES OFICIAIS
ENQUETE
Computando seu voto...
Carregando resultado

Total de votos: