Topo

Arnaldo: Personagens principais do ouro são Daniel Alves e Matheus Cunha

Do UOL, em São Paulo

07/08/2021 14h46

A seleção brasileira conquistou o bicampeonato olímpico no futebol masculino com a vitória sobre a Espanha na prorrogação nos Jogos Olímpicos de Tóquio, mas com alguns jogadores que se destacaram durante a campanha, como o atacante Matheus Cunha, que é apontado por Arnaldo Ribeiro como um dos protagonistas da medalha de ouro, ao lado de Daniel Alves, por ter topado ser um líder do time comandado por André Jardine.

Em sua participação no UOL News Olimpíadas, Arnaldo Ribeiro afirma que Matheus Cunha sai como um dos personagens principais pela qualidade demonstrada como centroavante e se colocando como alguém que pode ser bem aproveitado pela seleção principal de Tite, enquanto Daniel Alves pelo que fez para ir a Tóquio, ainda que desagradando aos são-paulinos.

"Eu acho que o personagem principal da conquista olímpica talvez seja mesmo o Matheus Cunha, porque ele é um jogador que a seleção principal não tem com essa característica, então também vejo a Olimpíada como uma possibilidade de você enxergar alternativas para o time principal e acho que a questão do centroavante é um problema do time principal e ele é um centroavante que não é só fazedor de gols e brigador na área, ele tem recursos", diz Arnaldo.

"O gol dele lembrou um pouco aquele estilo Luis Fabiano, ele tem essa questão da presença na área e também de construção. E acho que é um jogador que pode ser uma alternativa ao Tite para algumas circunstâncias de jogo que a gente não viu na Copa América, um jogador com esse recurso", completa.

Em relação a Daniel Alves, Arnaldo cita a forma com a qual o veterano encarou os Jogos Olímpicos depois de tudo o que conquistou na carreira e nas circunstâncias atuais, entrando como capitão em uma competição na qual não há o troféu para ser o responsável a erguer, mas sim as medalhas que são distribuídas de forma igualitária entre os jogadores.

"Tem dois símbolos, eu acho, o Daniel Alves por ter aceitado o desafio, por ter sido o capitão, por ter jogado a Olimpíada em circunstâncias, por ter vibrado como garoto, é o chamado Vovô Olímpico, então é um símbolo da conquista. Na Olimpíada não tem aquele troféu que o capitão vai e levanta, são as medalhas de ouro, até isso é simbólico no futebol, porque é diferente do futebol usual. A premiação é para todos, não é o capitão que pega o troféu e levanta. É a mesma importância, digamos assim, então o coletivo ganha simbolicamente um espaço no futebol olímpico", afirma Arnaldo.

"Mas eu acho que os dois personagens principais são o Daniel Alves pela circunstância, pelo sim para a Olimpíada, vamos ver como que ele vai ser recebido de volta em São Paulo, isso é uma outra história, e o Matheus Cunha pela característica que a gente não vê nem na seleção principal, um 9. A gente tem o Gabigol, que não foi tão aproveitado assim pelo Tite até agora, mas tem um jogador que é diferente do Gabigol, o Matheus Cunha é uma outra característica e eu acho que é um jogador muito importante para o futuro, inclusive", conclui.