Topo

Rebeca Andrade: Ganhei mais que as medalhas, ganhei a admiração das pessoas

Do UOL, em São Paulo

02/08/2021 12h59

A ginasta Rebeca Andrade encerrou sua participação nos Jogos Olímpicos de Tóquio com o quinto lugar no solo depois de garantir as medalhas de ouro no salto e prata no individual geral, se tornando a primeira mulher brasileira a somar dois pódios em uma mesma olimpíada. Mas o que a empolgou tanto quanto as medalhas foi o reconhecimento, inclusive com uma postagem nas redes sociais da cantora Jessie J de um vídeo no qual a campeã olímpica dança com Arthur Nory.

O programa UOL News Olimpíadas apresentou a entrevista coletiva dada por Rebeca após sua última prova na ginástica de Tóquio e ela diz que, mais do que as medalhas, o reconhecimento de sua capacidade, de sua história e a citação de seu nome como exemplos a deixam satisfeita, assim como os novos seguidores famosos e as postagens nas redes sociais deles.

"Eu jamais poderia esperar tudo o que aconteceu e o atleta de alto rendimento sempre quer uma medalha, mas eu acho que eu ganhei muito mais do que só as medalhas, eu ganhei a admiração das pessoas, eu ganhei o respeito, eu fiz história, eu representei um país inteiro e pessoas também, então não foi só a medalha, eu acho que, como eu falei, o peso dessa medalha está sendo muito grande e a coisa que me deixa mais feliz é orgulhar todo mundo, principalmente a minha família e o meu treinador", diz Rebeca.

"Repercutiu tanto, tanto, tanto, tanto e está inspirando tantas pessoas que não tem outra coisa que não seja gratidão. Eu acordei hoje com uma coisa maravilhosa, a Jessie, que está no top 3 das minhas cantoras favoritas, repostou um vídeo meu e do Nory dançando uma música dela. Isso foi muito incrível, ela nem me seguiu, mas já valeu, eu fiquei muito feliz. E vários famosos me seguindo, o tanto de pessoas que realmente me admiram mesmo, por estarem me seguindo e dizendo que eu sou uma ótima influências por causa da minha história, as pessoas que começam a se inspirar em mim, as crianças que querem fazer esporte e se inspiram em mim", completa.

De acordo com Rebeca, o segredo para se sair bem no Japão foi não se pressionar em nenhum momento, apontando que nas vezes em que se colocou nesta posição e se cobrou, não teve o mesmo sucesso que atingiu agora.

"Eu não me senti pressionada para nada, não me senti pressionada para levar uma medalha para o Brasil, eu não me senti pressionada para acertar tudo, mesmo querendo acertar. Foi uma coisa muito natural mesmo, que fluía, só fluía. Eu não ficava me obrigando 'agora você fica, agora não treme', porque eu já fiz muito isso e hoje em dia é 'fica tranquila, confia em você, porque você já fez milhões de séries desse jeito e vai lá, faça o seu melhor'. Era isso", diz Rebeca.

"Eu acho que é sempre você acreditar em você, não desistir de maneira alguma do jeito fácil, eu tive várias oportunidades de ter desistido, mas tive pessoas incríveis me falando que não estava a hora, que eu não precisava desistir agora, porque eles estavam comigo. Eu acho que o fato de você ter pessoas que também acreditam em você é muito importante", conclui.