Topo

Caso Simone Biles: Permanecer campeão é mais difícil que chegar ao topo, comenta Dunker

27/07/2021 14h35

O psicanalista Christian Dunker comentou hoje, durante o UOL News, sobre a decisão da ginasta Simone Biles, dos Estados Unidos, de não concluir sua participação nas finais por equipes da ginástica artística nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

"Ela estava avisando que isso iria acontecer faz tempo. É muito difícil quando você se torna campeão. Se você não repete o que fez, você perde tudo o que conquistou. E, se repete, você simplesmente se mantém onde está. A ideia de permanecer no topo é mais difícil do que chegar ao topo. O topo produz o desafio, mantém a relação lúdica de prazer com o que está fazendo. Depois, começa a virar um 'job', uma obrigação. Ela tem uma declaração que a gente escuta comumente entre atletas (...) Ao invés de estar ali em corpo e alma no que está fazendo, disassocia para uma voz de auto-observação e autoavaliação. Isso é sinal de que tem um ponto de saúde mental que não está sendo respeitado", comentou o especialista.

Dunker também avalia que a decisão de Biles de deixar a prova pode fazer parte do processo esportivo. "Não seria surpresa se esse movimento dela fosse parte do processo esportivo dela (...) Ao se respeitar e sair, ela estabelece para si que já perdeu. Se já perdeu, portanto, pode voltar a ganhar", analisou.