27/09/2004 - 14h08 Paraolimpíada altera encerramento após acidente que matou sete Da Reuters Em Atenas (Grécia)  | | Após choque com caminhão, ônibus capota; sete crianças morrem no acidente | A Paraolimpíada de Atenas cancelou parte da cerimônia de encerramento depois que sete estudantes que viajavam para acompanhar o evento morrerem em um acidente de ônibus na segunda-feira.
O ônibus escolar, que ia para Atenas, colidiu com um caminhão. Trinta pessoas ficaram feridas, 26 delas adolescentes, disse a polícia. Dos 41 passageiros, apenas quatro saíram ilesos. "O Comitê Organizador da Paraolimpíada anuncia o cancelamento das celebrações da cerimônia de encerramento (na terça-feira)... devido a esse trágico incidente", diz um comunicado. Os organizadores tinham planejado um festejo visualmente impressionante para o fim dos Jogos nos quais os deficientes competem. Em vez disso, eles farão apenas um breve desfile dos atletas, um discurso do presidente do Comitê Paraolímpico Internacional e a passagem da bandeira a Pequim, sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2008. Um minuto de silêncio foi observado na segunda-feira em todos os eventos esportivos, em memória às vítimas. Milhares de crianças gregas foram a Atenas para assistir à Paraolimpíada, que começou duas semanas depois do final da Olimpíada de Atenas. A disputa envolveu mais de 4 mil competidores deficientes de 140 nações.
 | | Adolescente é retirado de ônibus após acidente; cerca de 30 ficaram feridos | Alguns atletas que participam da Paraolimpíada são vítimas de acidentes de estrada. Os bombeiros bloquearam o trânsito na principal rodovia que liga o norte ao sul do país, depois de o ônibus que vinha da cidade de Trikala se acidentar em Kammena Vourla, 175 quilômetros ao norte de Atenas. Eles retiraram os mortos e feridos do veículo destruído, enquanto outras pessoas limpavam da pista as manchas de sangue e óleo. "A situação dentro do ônibus é de absoluto horror", disse à Reuters um bombeiro. Fontes em hospitais da região informaram que dois dos feridos estão em estado grave. O governo afirmou que todas as escolas da Grécia seriam fechadas na quarta-feira, como homenagem aos mortos, e uma investigação seria iniciada. No ano passado, mais de 80 pessoas morreram e por volta de 200 ficaram feridas em acidentes na mesma àrea, uma das mais perigosas da rodovia. Foi lá que aconteceu o pior acidente em estradas gregas nas últimas décadas, no qual 21 estudantes morreram quando o ônibus deles bateu contra um caminhão que carregava toras de madeira.
|