Alcaraz sofre derrota surpreendente para Ruud em estreia do ATP Finals
TURIM, Itália (Reuters) - O espanhol Carlos Alcaraz sofreu uma surpreendente derrota por 6-1 e 7-5 para o norueguês Casper Ruud em sua partida de estreia no ATP Finals, e suas esperanças de ganhar o torneio que encerra a temporada pela primeira vez sofreram um grande golpe nesta segunda-feira.
O formato do evento, em que os oito jogadores são divididos em dois grupos e todos os integrantes da mesma chave se enfrentam na primeira fase, significa que ele ainda pode coroar um ano de destaque em grande estilo, mas o terceiro cabeça-de-chave ficou com pouca margem de erro em suas partidas restantes da fase de grupos e precisará encontrar um nível mais alto.
Relacionadas
Ruud, número sete do mundo, que havia perdido todos os seus quatro confrontos anteriores contra Alcaraz, salvou break points no game de abertura, mas dominou o primeiro set a partir de então, com erros surpreendentes saindo da raquete do espanhol.
Alcaraz reagiu positivamente para avançar 5 a 2 no segundo set, quebrando o saque de Ruud com um voleio hábil, e esteve a dois pontos de empatar a partida, mas acabou capitulando.
Ele teve o saque quebrado em 5 a 3 e parecia desanimado enquanto o norueguês Ruud caminhava para a vitória, vencendo os últimos cinco games.
Alcaraz, que ganhou os títulos do Aberto da França e de Wimbledon este ano, espera se tornar o primeiro espanhol a ganhar o prestigioso título de fim de ano desde Alex Corretja em 1998.
Ruud não conseguiu converter seus dois primeiros match points, mas fechou o jogo na terceira tentativa para se colocar em uma posição forte no grupo John Newcombe, que continua nesta segunda-feira, quando o alemão Alexander Zverev enfrentará o russo Andrey Rublev.
"Esta é uma das melhores vitórias da temporada para mim", disse Ruud em uma entrevista na quadra.
"É claro que me sinto feliz. Já vi Carlos jogar um tênis melhor do que ele jogou hoje, mas ainda assim tive que aproveitar minhas chances."
O grupo Ilie Nastase começou no domingo com o número um do mundo Jannik Sinner vencendo o estreante Alex De Minaur e o norte-americano Taylor Fritz superando o russo Daniil Medvedev.
(Reportagem de Martyn Herman)