Sabalenka avança no WTA Finals e se aproxima de fechar ano como número 1 do mundo
(Reuters) - A tenista número 1 do mundo, Aryna Sabalenka, garantiu uma vaga nas semifinais do WTA Finals ao derrotar a italiana Jasmine Paolini por 6-3 e 7-5, nesta segunda-feira, mantendo-se invicta no Grupo Roxo do torneio que encerra a temporada.
A atleta de 26 anos está perto de consolidar a posição de número 1 no ranking de fim de ano. Uma vitória sobre Elena Rybakina na última partida do grupo na quarta-feira ou uma derrota de sua única concorrente ao posto, a polonesa Iga Swiatek, asseguraria o primeiro lugar do ranking anual para a bielorrussa.
A vitória de Sabalenka, combinada com o triunfo anterior da chinesa Zheng Qinwen por 7-6(4), 3-6 e 6-1 sobre Rybakina, garantiu que a cabeça de chave número um possa terminar em primeiro lugar no grupo, independentemente do resultado de sua última partida na quarta-feira, fazendo dela a primeira jogadora que chega às semifinais na Arábia Saudita.
Sabalenka, campeã do Aberto da Austrália e do Aberto dos EUA, também venceu sua partida de estreia em Riad contra Zheng, a sétima cabeça de chave. Zheng e Paolini, com uma vitória e uma derrota cada, ainda estão na disputa por uma vaga nas semifinais e vão se enfrentar na quarta-feira.
Swiatek é a única jogadora que pode ultrapassar Sabalenka no topo do ranking mundial. A polonesa de 23 anos, que enfrentará Coco Gauff na terça-feira, precisa conquistar o título do Finals de forma invicta e torcer para que Sabalenka perca todas as partidas restantes para assumir a posição de número um no fim do ano.
Sabalenka é a primeira jogadora a alcançar semifinais consecutivas no WTA Finals como número um do mundo desde Serena Williams em 2013 e2014.
(Reportagem de Shifa Jahan, em Bengaluru)
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.