Piastri larga na pole da corrida sprint em São Paulo, e McLaren fica com primeira fila
Por Gabriel Araujo
SÃO PAULO (Reuters) - A McLaren conquistou a primeira fila para a corrida sprint do Grande Prêmio de São Paulo, com o australiano Oscar Piastri na pole position, ao lado do companheiro de equipe, Lando Norris, enquanto o líder do Mundial de Fórmula 1, o holandês Max Verstappen, da Red Bull, largará em quarto.
O ferrarista Charles Leclerc vai largar em terceiro na corrida que dá oito pontos para o vencedor.
Piastri fez o melhor tempo em Interlagos, com 1min08s899, depois de Norris ter sido o mais veloz durante toda a sessão. Contudo, ele abortou a sua última volta e terminou 29 milésimos atrás do companheiro de equipe.
O britânico tem uma desvantagem de 47 pontos em relação a Verstappen, com apenas mais 120 no máximo em disputa.
Piastri, que não tem mais chances de ser campeão, deve obedecer às ordens de equipe e deixar Norris ganhar a pontuação máxima, mas o sentido anti-horário de Interlagos tem uma primeira curva complicada.
“Veremos como a velocidade estará amanhã para nós dois”, afirmou o australiano à emissora Sky Sports. “Acho que primeiro e segundo é o objetivo inicial, e depois vamos ver a ordem.”
“Sei que não estou lutando pelo Mundial de pilotos, e para a equipe não importa a posição da gente”, contou. “Seria legal vencer, mas é um ponto de diferença e não é a prova principal. Vamos ver. O Lando precisa dos pontos no Mundial de pilotos mais do que eu, mas claro que ainda quero vencer.”
Norris afirmou estar surpreso com a velocidade do carro, mas que cometeu erros no fim. Ele se irritou com uma pergunta sobre a posição de Verstappen e a disputa pelo título.
“Eu odeio tanto essas perguntas”, disse. “Não me importo com o lugar em que ele se classifica. Para mim, é focar no meu trabalho e pronto. Se ele for primeiro ou último, correrei o melhor que eu puder.”
Verstappen, que venceu no Brasil em 2023 e também ganhou todas as corridas sprint deste ano, reclamou da ondulação do circuito.
"Eles fizeram o recapeamento, mas acho que na verdade ficou pior para pilotar. É extremamente irregular em todos os setores, então isso não é bom para o nosso carro. Em todas as áreas irregulares, o carro está pulando muito e isso está me custando um bom tempo", afirmou.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.