"Atmosfera de playoff" para Eagles e Packers na estreia da NFL no Brasil
Por Gabriel Araujo e Leonardo Benassatto
SÃO PAULO (Reuters) - Philadelphia Eagles e Green Bay Packers vivenciaram uma "atmosfera de playoff" na sexta-feira, quando se enfrentaram no primeiro jogo da NFL realizado no Brasil, atraindo mais de 45.000 fãs em um mercado que a liga diz ter se estabelecido como essencial para o futebol americano.
Os Eagles derrotaram os Packers por 34 a 29 na Arena Corinthians, no dia em que a NFL fez sua estreia no maior país da América Latina, continuando a expandir sua presença global.
"Que atmosfera inacreditável para um jogo de futebol americano", disse o técnico dos Eagles, Nick Sirianni. "Sinto falta dos nossos fãs no The Link, mas o Brasil, uau! Foi incrível. Foi uma atmosfera divertida, parecia uma atmosfera de playoff."
Um total de 47.236 pessoas compareceram ao jogo, muitas incrédulas por realizarem o sonho de ver a NFL no Brasil, onde a base de fãs do esporte cresceu rapidamente desde a década de 1990, com jogos transmitidos tanto pela TV aberta quanto pela TV a cabo.
Os Eagles foram designados como o time da casa para o jogo, a primeira abertura da temporada da NFL na sexta-feira à noite desde 1970, mas camisas de basicamente todas as franquias da liga foram vistas no estádio, e os Packers também atraíram milhares de fãs.
Cânticos de "Go Pack Go" e "Fly Eagles Fly" foram onipresentes durante todo o jogo.
"A atmosfera estava excelente. Muito crédito para os fãs esta noite. Achei que eles se destacaram", disse o técnico do Packers, Matt LaFleur, em uma entrevista coletiva. "No geral, foi uma experiência muito boa, exceto pela derrota, obviamente."
Momentos tradicionais brasileiros também marcaram o jogo, com os fãs cantando orgulhosamente o hino nacional do país ao lado da cantora Luisa Sonza, medalhistas olímpicos, incluindo a ginasta Rebeca Andrade, foram homenageados, e a estrela pop Anitta se apresentou durante o intervalo.
O running back Saquon Barkley, que marcou três touchdowns em sua estreia pelos Eagles, disse que sentiu arrepios quando a multidão cantou o hino nacional do Brasil. "Nunca vi nada parecido", disse Barkley aos repórteres.
Uma escola de samba tocou bateria entre as jogadas e os brasileiros puderam cantar à cappella "Evidências", uma das músicas mais populares do país, conhecida na interpretação da dupla sertaneja Chitaozinho & Xororó.
Alguns jogadores, incluindo o wide receiver estrela dos Eagles, A.J. Brown, expressaram preocupações com a segurança antes da viagem, mas os temores não se materializaram, já que São Paulo reforçou a segurança e nenhum incidente grave foi relatado até a manhã de sábado.
(Reportagem de Gabriel Araujo e Leonardo Benassatto)
Deixe seu comentário