Holandesa dispara no final da maratona e conquista ouro

Por Helen Reid

PARIS (Reuters) - A holandesa Sifan Hassan usou seu famoso tiro tardio para vencer a maratona feminina nos Jogos Olímpicos de Paris neste domingo, adicionando o ouro às suas medalhas de bronze nos 5.000 e 10.000 metros mais cedo na semana.

Hassan brigou com Tigst Assefa, da Etiópia, e conseguiu se distanciar na reta final, cruzando a linha de chegada em um tempo recorde olímpico de duas horas, 22 minutos e 55 segundos.

Assefa, três segundos atrás dela, levou a prata e Hellen Obiri, do Quênia, levou o bronze em 2:23:10.

A vitória de Hassan coroou uma agenda olímpica exaustiva, já que a atleta de 31 anos se tornou a primeira atleta a ganhar medalhas em todos os três eventos de distância em uma única Olimpíada desde o tcheco Emil Zatopek, em 1952.

"Sinto como se estivesse sonhando", disse Hassan. "No final, pensei: 'Isso é apenas uma corrida de 100 metros. Vamos, Sifan. Mais uma. Apenas sinta, como alguém que corre 200 metros."

No início desta semana, Hassan disse que terminar a maratona é "uma espécie de inferno", e, neste domingo, ela desmaiou após a linha de chegada. Ao se levantar, sorriu e acenou para a multidão que a aplaudia.

"A cada passo eu me desafiava, e agora sou muito grata por não ter me esforçado muito na pista. Eu estava com medo desta corrida", disse ela depois.

(Reportagem de Helen Reid)

Deixe seu comentário

Só para assinantes