Treino da maratona aquática é cancelado devido à qualidade da água no rio Sena

Por Karolos Grohmann

PARIS (Reuters) - A sessão de familiarização da maratona aquática programada para terça-feira no rio Sena foi cancelada devido a preocupações com a poluição da água, informou a federação internacional.

"Após reunião diária de situação nesta manhã entre Ville de Paris, Paris 2024 e a World Aquatics, foi decidido que a sessão de familiarização que aconteceria hoje, 6 de agosto de 2024, será cancelada", disse a World Aquatics em um comunicado.

Embora os níveis da bactéria E. Coli estejam dentro do limite aceitável, os níveis de outra bactéria, Enterococci, não estavam.

"A análise da qualidade da água mostrou que os níveis de E. coli variaram de 326 a 517 (considerados de "muito bom" a "bom") nos quatro pontos de coleta realizados em 5 de agosto, entre 5h e 6h da manhã", acrescentou a World Aquatics.

"No entanto, os níveis de Enterococci excederam os limites máximos da World Aquatics durante a revisão matinal."

Os organizadores da Paris 2024 disseram que foi uma decisão "cautelosa" tomada pela World Aquatics e a porta-voz Anne Descamps acrescentou que outra sessão de familiarização foi agendada para quarta-feira.

"Estamos confiantes de que os eventos ocorrerão conforme planejado, dada a tendência do clima", afirmou ela.

As sessões de treinamento para a etapa de natação do triatlo também foram canceladas e a prova masculina foi adiada no último minuto porque os níveis de bactérias no rio estavam muito altos.

Continua após a publicidade

O revezamento misto do triatlo foi realizado conforme programado na segunda-feira, depois que os organizadores deram o aval no dia anterior, reconhecendo as exigências dos atletas por mais segurança.

As autoridades francesas gastaram 1,4 bilhão de euros na modernização dos sistemas de esgoto da capital, prometendo que o rio estaria limpo o suficiente para que os moradores possam nadar até o próximo verão.

As competições de maratona aquática feminina e masculina estão programadas para quinta e sexta-feira.

Caso a água não seja adequada para a natação, os organizadores ativarão o que chamaram de "plano de emergência", no Estádio Náutico de Vaires-sur-Marne, onde ocorrem as competições de remo e canoagem.

Deixe seu comentário

Só para assinantes