Riner lidera França ao título por equipes no judô para conquistar seu 5ª ouro olímpico
Por Zhifan Liu
PARIS (Reuters) - Teddy Riner venceu a luta decisiva contra o japonês Tatsuru Saito em um momento de grande drama para dar o título de equipes mistas no judô nos jogos de Paris neste sábado, garantindo ao atleta seu quinto ouro olímpico, se igualando ao recorde no país.
Três anos depois de levar a França à vitória sobre o Japão no Budokan de Tóquio, Riner novamente liderou o país para virar o placar negativo de 3 a 1 e vencer por 4 a 3 perante frenéticos torcedores na arena Champ de Mars.
Mais de 6 mil torcedores lotaram a arena, cantando o hino nacional e balançando as bandeiras nas cores do país enquanto os judocas se recuperavam do placar adverso para empatar em 3 a 3 depois de seis lutas.
A torcida e os 12 judocas no tatame se viraram para a tela para acompanhar o sorteio que determinou qual categoria seria escolhida para a luta de desempate.
Uma enorme comemoração tomou conta da plateia quando surgiu "+90kg", o que significava Riner, o favorito lutando em casa, que enfrentaria o seu rival Saito novamente para decidir o título.
A equipe francesa imediatamente se reuniu ao redor de Riner para encorajar o atleta de 2,03 metros de altura, com Joan-Benjamin Gaba batendo na altura do seu peito.
Riner já havia vencido Saito por ippon para dar o primeiro ponto francês da final e, agora, os exaustos lutadores se enfrentaram novamente, desta vez por seis minutos e 26 segundos antes de Riner conseguir derrubar o peso pesado japonês.
Gaba, o medalhista de prata que surpreendeu a todos na categoria abaixo dos 73kg, enfrentou anteriormente Hifumi Abe, o duas vezes campeão olímpico até 66kg, em uma luta intensa que colocou a França de volta no jogo com 3 a 2.
Brasil e Coreia do Sul ganharam a medalha de bronze.
Riner se junta ao biatleta Martin Fourcade, que venceu nas Olimpíadas de Inverno em Sochi e em Pyeongchang de 2014 e 2018, no topo da lista dos atletas olímpicos franceses mais vitoriosos.
Riner competiu em cinco Olimpíadas e, na sexta-feira, aventou a possibilidade de tentar a sexta em Los Angeles em 2028.
Deixe seu comentário