Judô brasileiro leva atletas da nova geração para Zagreb
LA-2028 é logo ali! A Seleção Brasileira de Judô já tem data para retornar ao cenário internacional. O Grand Prix de Zagreb começa nesta semana, entre sexta-feira (13) até domingo (15). Por lá, o Brasil contará com uma equipe alternativa com judocas da nova geração. O objetivo da CBJ é claro: preparar a nova fornada de atletas para os Jogos Olímpicos de Los Angeles-2028.
A renovação constante de judocas é um dos grandes trunfos para que o Brasil siga alcançando resultados históricos em Olimpíadas. O judô é o esporte que mais deu medalhas olímpicas ao país, com 28 no total. Em Paris-2024, foram quatro pódios (um ouro, uma pratas e dois bronzes), que representou a melhor campanha olímpica da história da modalidade.
+SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP O time brasileiro para Zagreb é composto, principalmente, por judocas sub-25 que vêm se destacando no cenário nacional e mundial. Alguns deles já marcaram presença nas disputas de medalha do circuito da Federação Internacional de Judô, como Nauana Silva, de 21 anos, 5ª no Grand Slam do Cazaquistão, em maio; e Gabriel Falcão, 21 anos, 5º no Grand Slam de Tbilisi, em março.Convocados
Além deles, a equipe contará com o reforço do atleta olímpico Michel Augusto (60kg), em sua primeira competição após Paris 2024. Michelzinho, de 19 anos, ainda faz parte da Seleção Brasileira Sub-21 e também foi convocado para o Campeonato Mundial Júnior, que vai acontecer em outubro, no Tajiquistão.
"Como sempre, minha expectativa é muito boa, já pensando em Los Angeles 2028. Tenho certeza que o ciclo Paris 2024 me forçou a superar meus limites. Assim pude evoluir muito, tanto mentalmente quanto fisicamente", disse Michel.
"Meu ritmo de preparação para todas as competições sempre foi muito intenso, com muitos treinos de resistência, velocidade e potência. Então, enfrentar adversários do sênior e poder estar em alguns pódios nessas competições me fez adquirir muita experiência, que sem dúvidas, vai contar muito para decidir muitas lutas", completou o judoca.
Por fim, outros três brasileiros convocados para Zagreb também vão lutar o Mundial Sub-21: Ronald Lima (66kg), Beatriz Comanche (57kg) e Kaillany Cardoso (70kg).
Grand Prix de Zagreb
As disputas em Zagreb começam na madrugada de sexta-feira (13), sem horários definidos até o momento, e seguem até domingo (15). Cerca de 320 atletas de 40 países devem participar da competição, que marca o início da transição para o novo ciclo olímpico.
Na sexta-feira, seis judocas brasileiros entram em ação no torneio. São eles: Gabriela Conceição (52kg); Beatriz Comanche (57kg); Shirlen Nascimento (57kg); Diego Ismael (60kg); Michel Augusto (60kg) e, por fim, Ronald Lima (66kg).
Deixe seu comentário