Topo

Tayana Medeiros bate recorde paralímpico e leva o ouro no halterofilismo

Tayana Medeiros ganha a medalha de ouro no halterofilismo pelas Paralimpíadas 2024. Imagem: Patrícia de Almeida/CPB

Paris

08/09/2024 07h36

Tayana Medeiros conquistou a medalha de ouro no último dia de competições nos Jogos Paralímpicos de Paris. A atleta disputou a categoria até 86 kg no levantamento de peso, em competição disputada na Arena Porte de La Chapelle, neste domingo (8). O título veio no power lift, a quarta tentativa, quando os atletas podem tentar bater um recorde.

Campeã dos Jogos Parapan-Americanos de Santiago-2023, a atleta de 31 anos levantou 137 kg na primeira série, sendo o segundo maior peso para a rodada. Ela só ficou atrás da recordista mundial Feifei Zheng. A chinesa que levantou 150 kg.

Relacionadas

Tayana apontou para 142 kg na segunda rodada, o que não seria suficiente para liderar a disputa, mas o bastante para ter folga na segunda colocação. A tentativa teve a reprovação de uma árbitra, mas foi validada porque as outras duas aprovaram. Em seguida, Zheng levantou 155 kg para bater o recorde paralímpico.

Na terceira tentativa, Tayana levantou 147 kg, a melhor marca pessoal, e garantiu a prata. Já a adversária chinesa apontou para 160 kg, o que seria o recorde mundial, mas o desempenho foi invalidado.

A carioca decidiu, então, levantar 156 kg ao socilitar o Power Lift. E conseguiu. Ouro e recorde paralímpico para ela.

Esta foi a segunda Paralimpíada de Tayana. Em Tóquio-2020, ela ficou na quinta colocação, ao levantar 121 kg. A brasileira foi ainda prata no Mundial de Dubai, em 2023.

O Brasil conquistou três medalhas no levantamento de peso em Paris. Mariana D'Andrea tornou-se bicampeã na categoria acima de 73 kg. Maria de Fátima Castro (67 kg) e Lara Lima (41 kg) levaram o bronze.

Além do halterofilismo, o Brasil ainda disputa medalhas em mais duas modalidades no dia de encerramento da Paralimpíada. Há cinco representantes na canoagem e três na maratona.

Esta já é a melhor campanha brasileira em Paralimpíadas. A delegação começou o domingo com 86 medalhas, sendo 23 ouros. Também foram conquistadas 25 pratas e 38 bronzes.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Tayana Medeiros bate recorde paralímpico e leva o ouro no halterofilismo - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Paralimpíadas Paris 2024