Espetáculo de símbolos e luzes encerram Jogos Olímpicos de Paris
Chegou ao fim os Jogos Olímpicos de Paris-2024! Neste domingo (11), o Stade de France recebeu a cerimônia de encerramento de mais uma edição do evento. Com um show de luzes e imagens, o diretor artístico Thomas Jolly relembrou o início das Olimpíadas da era moderna, destacando o francês Pierre de Coubertin, precursor do evento.
+SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP Direto do Jardim das Tulherias completamente vazio, a cantora francesa Zaho de Sagazan interpretou a tradicional música "Sob o céu de Paris". Em seguida, o nadador francês Leon Marchand foi o responsável por apagar a pira olímpica e iniciar a transição da chama para o Stade de France, local onde aconteceu a cerimônia de encerramento.Abertura
Com as imagens do Stade de France em destaque, a famosa Orquestra Divertimento, regida por Zahia Ziouani, entoou uma melodia inicial. Logo depois, foi anunciados os nomes dos presidentes do COI e da França, Thomas Bach e Emmanuel Macron, respectivamente, antes do instrumental tocar La Marseillaise, hino nacional francês.
Porta-bandeiras
Com a cerimônia de encerramento oficialmente iniciada, o desfile dos porta-bandeiras e as delegações do todos os países participantes aconteceu. Campeãs olímpicas no vôlei de praia, Duda e Ana Patrícia encerraram os Jogos Olímpicos de Paris-2024 com a honraria de carregar a bandeira do Brasil.
O protocolo do Comitê Olímpico Internacional exige que a dupla de porta-bandeiras das delegações seja formada por um homem e uma mulher. Entretanto, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) solicitou uma exceção da para que fossem duas mulheres e o COI aceitou o pedido.
Ao anoitecer e com todas as delegações na pista do Stade de France, a festa realmente começou. O locutor oficial do estádio tocou músicas famosas como "Freed From Desire" e "We Are The Champions" para tirar o público do chão.
Último pódio e homenagens
Após o início da festa, foi o momento do último pódio dos Jogos Olímpicos de Paris-2024. Na Olimpíada francesa, as últimas medalhas a serem entregues foram da maratona feminina. A holandesa Sifan Hassan recebeu o ouro, enquanto etiópe Tigst Assefa e a queniana Hellen Obiri levaram a prata e bronze, respectivamente.
Depois, a celebração reservou um momento para homenagear os mais de 45 mil voluntários dos Jogos Olímpicos. Uma quantidade menor entrou no Stade de France para receber o agradecimento e aplausos do público.
Show de luzes
Com o anoitecer, um show de luzes tomou conta do Stade de France. Um "Viajante Dourado", representando valores do olimpismo, começou uma encenação sobre as Olimpíadas da era moderna. Além disso, a deusa grega Nice recebeu homenagem. Os arcos olímpicos também se tornaram um balet.
Na arquibancada, as milhares de pulseiras leds distribuídas para o público se integraram à apresentação formando várias imagens e símbolos enquanto a coreografia acontecia no campo. Na sequência, foi entoado o Hino Apolo e os anéis olímpicos se juntaram no centro do palco.7
Newsletter
OLHAR OLÍMPICO
Resumo dos resultados dos atletas brasileiros de olho em Los Angeles 2028 e os bastidores do esporte. Toda segunda.
Quero receberVirou balada; LA 2028
Na parte musical da cerimônia de encerramento, a banda francesa de rock Phoenix comandou o show no centro do palco. Ao longo da apresentação, outros artistas convidados como Angèle e Kavinsky também fizeram parte da festa.
Para a conclusão, o presidente do Comitê Organizador de Paris-2024, Tony Estanguet, e o presidente do COI, Thomas Bach, discursaram ao lado de atletas que representavam cada continente e o time de refugiados. Teddy Riner, do judô, representou a Europa; Emma McKeon, da natação, a Oceania; Sun Yinghsa, do tênis de mesa, a Ásia; Cindy Ngamba, do boxe, a Equipe Olímpica de Refugiados; Eliud Kipchoge, do atletismo, a África; Mijaín López, da wrestling, as Américas.
Após as palavras das autoridades, o Hino Olímpico ecoou no Estádio e a cerimônia de entrega da bandeira dos Jogos Olímpicos foi protagonizada entre as prefeitas de Paris e de Los Angeles, que estava acompanhada da ginasta Simone Biles. Em seguida, a cantora H.E.R cantou o hino dos Estados Unidos e outros sucessos. Por fim, o ator Tom Cruise desceu do teto do Stade de France para iniciar a passagem, que fechou com shows da banda Red Hot Chilli Peppers, Snoop Dog, Doctor Dre e Billie Eilish.
Deixe seu comentário