Topo

'Pai' das Paralimpíadas era médico judeu que fugiu do nazismo

Símbolo das Paralimpíadas em Tóquio - REUTERS/Kim Kyung-Hoon
Símbolo das Paralimpíadas em Tóquio Imagem: REUTERS/Kim Kyung-Hoon

13/08/2021 17h13

Ludwig Guttman cuidava de ex-soldados feridos na guerra em hospital inglês quando notou efeito positivo da prática de esportes sobre eles.

As Paralimpíadas de Tóquio começam no dia 24 de agosto, e só serão realizadas por conta de Ludwig Guttmann. O médico judeu escapou da Alemanha nazista e, promoveu as primeiras competições públicas para pessoas com deficiência na abertura das Olimpíadas de Londres de 1948.

O movimento faria com que, nos anos 1960, essas práticas foram incorporadas aos Jogos Olímpicos. Nasciam, assim, as Paralimpíadas.

A iniciativa, porém, teve inicio em um hospital, onde Ludwig cuidava de ex-soldados feridos da guerra. O médico, na época, notou o efeito positivo da prática esportiva sobre essas pessoas. Ludwig Guttmann ajudou a fundar e comandou a divisão de tratamento de lesões de coluna no hospital de Stoke Mandeville, na Grã-Bretanha.

"Nós começamos com ex-soldados, ainda durante a guerra, primeiro com jogos simples, como dardo, sinuca e uma espécie de boliche", disse o alemão naturalizado britânico em imagens de arquivo da BBC. Ele morreu em 1980.

"Aí vi como aqueles homens reagiam, não apenas fisicamente, mas psicologicamente."

'Rígido' e carinhoso

O tenista de mesa Philip Lewis, que participou das Paralimpíadas de 1962, disse à BBC que Ludwig era "um tanto rígido com sua equipe e com os atletas".

"Mas por trás de tudo havia aquele enorme carinho. Ele fazia você perceber que ele queria o melhor e que você tinha que encontrar um caminho."

Uma das maiores atletas paralímpicas britânicas, Grey Thompson afirmou à BBC que pessoas com deficiência têm uma dívida com o médico.

"Ele acreditava que nós deveríamos viver uma vida normal. E foi persistente num tempo em que as pessoas provavelmente imaginavam que ele fosse um tanto louco por acreditar que portadores de deficiência poderiam ser ativos."