Taekwondo: machucada, lutadora se nega a desistir e é ovacionada em Paris
Quando chegou ao Grand Palais de Paris, na manhã desta quinta-feira, para enfrentar a chinesa Zongshi Luo, a gabonesa Emmannuella Atora sabia que tinha poucas chances. Afinal, a rival é campeã mundial, líder do ranking e cabeça-de-chave 1 da categoria até 57kg.
O que Atora não sabia é que seria mais aplaudida que qualquer outra lutadora no icônico cartão postal às margens do Rio Sena. A gabonesa deixou a área de competição ovacionada de pé, e não foi pelo resultado da luta.
Luo dominou os dois rounds e venceu o combate. Mas, o que poderia ser um massacre, virou uma lição de espírito olímpico. Depois de vencer o primeiro round por 6 a 2, a chinesa começou o segundo no ataque. Aos 7s, acertou um chute alto que fez Atora se desequilibrar e cair.
Na queda, ela machucou o pé esquerdo. Com dores, pediu atendimento médico. Depois de 3 minutos, o combate foi reiniciado. A gabonesa durou quatro segundos de pé até cair novamente.
A dor era evidente, mas ela queria continuar. A adversária tentava manter a concentração e olhava para o treinador, que dava instruções sobre a luta; o público aplaudia o esforço da africana para ficar de pé. Ela voltou.
Apenas sete segundos depois, Atora foi ao solo outra vez. Depois da queda, deu um soco no chão. Ali, ficou claro que ela não iria desistir. Novamente de pé, mancando, ela tentou um chute no corpo de Luo; ao colocar a perna no chão, veio a quarta queda.
Estirada no chão, com a perna machucada e a luta perdida, ela olhou para o técnico e fez um leve sinal de "não" com a cabeça. Com as quatro quedas, ela estava a um ponto de ser eliminada por cinco "gam-jeom" seguidos. Estava decidido que a derrota seria assim: Abandonar a luta não era uma opção.
Atora levantou-se e, mesmo com dificuldade para tocar a perna esquerda no chão, tentou um último ataque. A rival contra-atacou. A gabonesa se desequilibrou, colocou uma das mãos no chão, mas não caiu. Levou a quinta punição seguida, e a luta chegou ao fim.
Enquanto abraçava a chinesa, Emmannuella Atora recebia o reconhecimento do público, que lotava a arena. Mais aplaudida que qualquer vencedor ou vencedora do dia no Grand Palais.
Deixe seu comentário