Netinho vence espanhol após repescagem e fatura bronze no taekwondo

Edival Pontes, o Netinho, fez história: ele garantiu a medalha de bronze para o Brasil no taekwondo ao vencer o espanhol Javier Pérez Polo. O brasileiro compete na categoria até 68kg das Olimpíadas de Paris.

Netinho iniciou o duelo com vitória no 1° round após desempate e chegou a perder a etapa seguinte, mas superou o europeu nos últimos segundos e levou o embate por 2 a 1. Ele gritou após ser consagrado vencedor e chegou a chorar diante do feito — a medalha é a primeira do taekwondo do país nesta edição dos Jogos.

Reviravolta triunfal

Antes da façanha, ele havia vencido o turco Hakan Recber no primeiro duelo da repescagem. O brasileiro começou a campanha olímpica com derrota para Zaid Kareem, da Jordânia — como o algoz foi avançando na chave, manteve a expectativa de lutar por uma medalha.

Quando o jordaniano chegou à final, as portas da repescagem abriram para Netinho. Ele tinha duas lutas para vencer e ficar com o bronze. A primeira delas era contra Hakan Recber, medalhista de bronze em Tóquio.

Netinho começou bem e chegou a fazer o primeiro ponto em uma punição, mas o VAR anulou e manteve a contagem em 0 a 0. O brasileiro não se abateu e, com dois chutes na cabeça, fez 6 a 0.

Só que Recber, campeão mundial em 2022, reagiu e equilibrou o duelo. Quando o marcador mostrava 7 a 7, uma nova chamada da arbitragem de vídeo interrompeu a luta, mas o turco não recebeu a pontuação que seu treinador pedia.

Na sequência, o brasileiro conseguiu pontuar novamente com uma punição, vencendo o round por 8 a 7.

O segundo round começou com o turco mais agressivo, abrindo 2 a 0. Mas Netinho conseguiu empatar o duelo com duas punições ao adversário. O round terminou igualado em 3 a 3, mas ficou com Recber pelo número de golpes.

O terceiro round foi tenso e seguiu sem pontuação até a reta final. Netinho conseguiu encaixar um chute na cabeça do adversário, abrindo 3 a 0. O turco foi para o tudo ou nada nos instantes finais e até reclamou da não marcação de um chute rodado na cabeça, que valeria 5 pontos, mas a arbitragem não acatou.

Continua após a publicidade

O round terminou com vitória de Netinho por 7 a 1, e a vaga na disputa pela medalha de bronze.

Deixe seu comentário

Só para assinantes