Francês 'desconhecido' fura G3 dos 400m com barreiras e ameaça Piu na final

Na zona mista do Stade de France, jornalistas franceses conversavam trocando figurinhas. Queriam juntar um mínimo de informações sobre o personagem que haviam acabado de entrevistar rapidamente: o desconhecido Clement Ducos, um francês de 23 que havia deixado para trás o brasileiro Alison 'Piu' dos Santos na semifinal dos 400m com barreiras.

Em uma prova com o 'G3' tão bem definido, é surpreendente que alguém que era só o 20º do ranking mundial esteja correndo tão bem nas Olimpíadas. Ducos já havia feito pressão no recordista mundial Karstem Warholm nas eliminatórias, quando fez 47s69, e nesta quarta repetiu a dose, com um 47s85 tranquilo, novamente tirando o norueguês da zona de conforto.

Para Piu, ele não é desconhecido. "A gente sabe quem é, ele correu bem. Esse ano ele participou do universitário, ele correu um bom resultado, só que acabou sendo desclassificado, por isso que ele não estava com resultado no ranking mundial naquela competição. Mas a gente sabia quem ele era, a gente sabe que ele corre rápido, e como a gente estava esperando, ele fez um bom resultado, estava preparado para correr", explicou.

Ducos é um atleta universitário da Universidade do Tennessee, nos EUA, que venceu fácil a final de sua conferência na NCAA nesta temporada, mas acabou desclassificado. O tempo ficou registrado na transmissão em vídeo: 48s05, abrindo os braços no final. Um potencial 47s que não veio na final da NCAA, que ele abandonou com dores na coxa.

Sem participar de provas fora dos EUA, ficou fora ao menos do radar da imprensa. A expectativa dos franceses estava sobre outro atleta do país, Wilfried Happio, que é treinado pelo brasileiro Felipe Siqueira e divide treinos com Piu.

Se antes a disputa pelos três lugares no pódio parecia ser entre o norte-americano Rai Benjamin (46s46 na temporada), Piu (46s63) e Warholm (46s70), agora Ducos se coloca na briga, já que deixou o brasileiro para trás na semifinal e fez pressão no norueguês nas dusa etapas anteriores.

O perfil da World Athletics no Instagram foi além e reduziu a briga pelo ouro a um confronto entre Benjamin e Warholm, excluindo Piu, que vai para a final com uma vontade extra. "Acho que eu vou com mais raiva, vou com um pouco mais de gosto ruim na garganta, gosto ruim no peito, de saber que para chegar lá não foi tranquilo, para chegar lá não foi o caminho perfeito."

A final ainda terá Kyron McMaster, das Ilhas Virgens Britânicas (47s81 como melhor de temporada), o estoniano Rasmus Magi (47s95), o qatari Abderrahman Samba (47s97) e o norte-americano Trevor Bassitt (47s82).

Caleb Dean (47s23), que venceu a NCAA, e é o quarto do ranking mundial, o quinto (Malik James-King), o sexto (Alessandro Sibilio) e o sétimo (Roshawn Clarke) foram eliminados na semifinal, assim como CJ Allen, vice da fortíssima seletiva dos EUA.

Deixe seu comentário

Só para assinantes