Edival Pontes, o Netinho, leva bronze para Brasil no taekwondo
O Brasil garantiu mais uma medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Edival Pontes, o Netinho, derrotou o espanhol Javier Pérez Polo na categoria até 68kg, por 2 rounds a 1, e acumulou o terceiro pódio para o país na modalidade na história das Olimpíadas.
Como foi a luta
O início do primeiro round, de dois minutos, foi bastante cauteloso dos dois atletas. O espanhol saiu na frente com um chute no tronco e abriu 2 a 0. Faltando apenas três segundos, Netinho acertou a cabeça do rival e, após revisão do VAR, o golpe foi computado. No fim, 3 a 3 e vantagem para o brasileiro.
O segundo round também teve boa largada de Polo, com 3 a 0. Mais um golpe certeiro e a vantagem foi para 5 a 0. Netinho, se recuperou, encaixou um contragolpe na cabeça e fez seus três primeiros pontos no round.
Se vencesse a parcial, o brasileiro já levaria o bronze. Porém, o espanhol sustentou a vantagem e fechou com 6 a 3, seguindo em igualdade para o round decisivo.
Nenhum dos dois atletas acertou qualquer golpe no primeiro minuto. Netinho, então, desferiu dois chutes em um intervalo de 15 segundos e abriu 4 a 0. Levou três punições na sequência, mas garantiu a vitória e o bronze para o taekwondo brasileiro.
Quem é Edival Pontes, o Netinho
Edival Pontes, de 26 anos, foi vice-campeão mundial, em 2022, consolidando de vez sua carreira dedicada ao esporte. Antes, havia disputado os Jogos de Tóquio. No fim do ano passado, chegou a ser pego em um exame anti-doping, mas a suspensão foi curta e deu tempo de se garantir nos Jogos de Paris.
Na campanha até o bronze, ele caiu para o jordaniano Zaid Kareem, atual campeão olímpico. Como o seu algoz foi à final, Netinho teve a chance de disputar a repescagem. Então, se recuperou e bateu o turco Hakan Reçber, garantindo a disputa e a vitória pelo bronze com o espanhol Javier Polo.
O taekwondo brasileiro agora soma três medalhas de bronze. Afinal, Natália Falavigna, em Pequim 2008, Michael Siqueira, na Rio 2016, já haviam subido ao pódio.
Deixe seu comentário