Topo

Atleta perde medalha de ouro nas Paralimpíadas por atraso de 3 minutos

Muhammad Ziyad Zolkefli teve sua medalha de ouro retirada pela organização das Paralimpíadas - Annice Lyn/Getty Images
Muhammad Ziyad Zolkefli teve sua medalha de ouro retirada pela organização das Paralimpíadas Imagem: Annice Lyn/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

02/09/2021 10h42

Do céu ao inferno. A expressão se encaixa perfeitamente no que viveu Muhammad Ziyad Zolkefli, paratleta do arremesso de peso na atual edição das Paralimpíadas.

Isso porque o malaio, que venceu a prova masculina F-20 na terça-feira - com direito a recorde mundial (17,94m) -, perdeu ontem sua medalha de ouro. O motivo? Ele e outros dois esportistas chegaram três minutos atrasado para a etapa em questão.

O porta-voz do Comitê Paralímpico Internacional, Craig Spence, afirmou em comunicado que eles foram autorizados a participar dos arremessos por, segundo a arbitragem, "terem uma razão lógica" para o atraso. "Permitimos que eles competissem e examinamos os fatos da questão depois", completou.

Após a prova, a organização das Paralimpíadas retirou a medalha de ouro de Zolkefli por entender, desta vez, que não havia motivo para o não comparecimento no horário marcado.

"A decisão foi baseada na Regra Mundial do Para-Atletismo 5.5 - 'Falha ao Reportar à Câmara de Chamada', que afirma que caso os atletas não estejam presentes na Câmara de Chamada no momento oportuno, conforme publicado na programação da Câmara de Chamada, eles serão mostrados no resultados como DNS (Do Not Start, ou "não iniciou")", publicou a entidade.

O ouro, portanto, saiu do paratleta da Malásia e foi para o ucraniano Maksym Koval, que terminou os arremessos na 2ª colocação originalmente.