Topo

Seleção feminina de goalball perde nos pênaltis e vai disputar bronze

Brasil em ação na estreia do goalball feminino contra os EUA - Rogério Capela/CPB
Brasil em ação na estreia do goalball feminino contra os EUA Imagem: Rogério Capela/CPB

Do UOL, em São Paulo

02/09/2021 08h54

O Brasil está fora da final do goalball feminino. A equipe brasileira tinha a classificação na mão até 17 segundos antes do fim da semifinal contra os Estados Unidos, mas levou o gol de empate em 2 a 2. O placar se manteve nos dois tempos da prorrogação, que tem regra de gol de ouro, o que levou a decisão para os pênaltis, quando as americanas fizeram 3 a 2 após 11 cobranças. A disputa pelo bronze será contra o Japão, a 1h15 desta sexta (3). No masculino, o Brasil está na final contra a China.

Na semifinal feminina, a partida começou bem estudada pelas duas equipes. Os Estados Unidos entraram como favoritos no jogo, porém o Brasil abriu vantagem faltando cinco minutos para o fim do primeiro tempo com Jessica. Dois minutos depois, a mesma ala acertou uma diagonal perfeita e marcou o segundo gol da equipe. A defesa do time também foi sólida, como havia sido contra a China nas quartas, quando o jogo terminou 0 a 0 e foi decidido no gol de ouro.

Na segunda etapa, os Estados Unidos cresceram na partida, e atacaram mais a defesa brasileira. Consistente, o Brasil não se intimidou e também contou com a sorte, em uma bola americana que acertou o travessão. No minuto seguinte, Amanda Dennis conseguiu furar a defesa brasileira e diminuiu a vantagem para os Estados Unidos.

Na base do tudo ou nada, parando o jogo antes de cada arremesso, as americanas conseguiram chegar ao gol de empate faltando 15 segundos para o fim da partida, com Amanda Dennis, que colocou a bola exatamente entre Carol e a trave direita do gol brasileiro.

Na prorrogação, as americanas continuaram muito melhores. Enquanto dois arremessos do time dos EUA foram na trave, o Brasil praticamente não ameaçou as rivais na primeira metade do tempo extra. O cenário se repetiu no segundo tempo, com as americanas acertando uma bola no travessão.

Nos pênaltis, Lisa e Carol fizeram seus gols, uma contra a outra. No duelo das artilheiras, Amanda Dennis fez o dela e defendeu o chute de Jessica. Marybai só precisava acertar a cobrança para os EUA se classificarem, mas cometeu uma infração e ainda teve o arremesso defendido. Moniza fez o dela e empatou para o Brasil.

Aì a decisão foi para as cobranças das reservas. Victoria perdeu o dela para o Brasil, assim como Asya pelos EUA. Depois, Eliana fez gol para as americanas e a brasileira Katia jogou para fora. Ana Gabriely precisava marcar na última rodada, mas arremessou fraco e teve a bola defendida. Com isso, o duelo acabou com a vitória americana.