Topo

Luis Carlos Cardoso conquista medalha de prata na canoagem

Luis Carlos Cardoso conquista medalha de prata nas Paralimpíadas de Tóquio -  Ale Cabral/CPB
Luis Carlos Cardoso conquista medalha de prata nas Paralimpíadas de Tóquio Imagem: Ale Cabral/CPB

Colaboração para o UOL, em São Paulo

02/09/2021 23h11

Luis Carlos Cardoso conquistou a prata nos 200 metros do caiaque da classe KL1 (para atletas que usam somente os braços na remada). Foi a primeira medalha brasileira na canoagem nas Paralimpíadas de Tóquio.

Luis Carlos completou a prova em 48s031, ficando atrás apenas do ucraniano Peter Kiss, que estabeleceu um novo recorde paralímpico ao marcar 45s447. O bronze ficou com o francês Remy Boulle, com 48s917.

Na raia 5, Luis Carlos liderou os primeiros metros da prova, porém acabou sendo ultrapassado pelo ucraniano.

Distante do líder, coube ao brasileiro lutar pela segunda colocação, e segurar Remy Boulle para assegurar a medalha de prata. Há cinco anos, nos Jogos do Rio, ele havia sido o quarto colocado nesta prova.

Após faturar a sua primeira medalha em Tóquio, Luis Carlos ainda vai participar de outra prova nas Paralimpíadas. O brasileiro está classificado para as semifinais da canoa do VL2, com a sua bateria agendada para as 22h05 (horário de Brasília) de sexta-feira. Paulo Rufino já está garantido na final, que será às 23h12.

Luis Carlos, de 36 anos, é de Picos (PI), tendo feito parte da equipe de dançarinos do cantor de forró Frank Aguiar. Porém, no fim de 2009, devido a uma infecção em sua medula, perdeu os movimentos das pernas e encerrou sua carreira na dança. Pouco tempo depois, entrou para a canoagem.