Topo

Afegã que fugiu do país cai com duas derrotas no taekwondo em Tóquio

Atleta do Afeganistão, Zakia Khudadadi (de vermelho), em ação nas Paralimpíadas de Tóquio - Carl Court/Getty Images
Atleta do Afeganistão, Zakia Khudadadi (de vermelho), em ação nas Paralimpíadas de Tóquio Imagem: Carl Court/Getty Images

Colaboração para o UOL, em São Paulo

02/09/2021 05h28

Zakia Khudadadi, atleta do Afeganistão, entrou em ação hoje nas Paralimpíadas de Tóquio e foi eliminada com duas derrotas na categoria 49kg das classes K43 e K44 (para atletas com amputação de um dos braços) do taekwondo. Na última delas, pela repescagem, perdeu para Viktoriia Marchuk, atleta da Ucrânia, e deixou a disputa por medalhas no Japão.

O confronto parecia ter superioridade de Zakia, que venceu os dois primeiros rounds por 10 a 5 e 10 a 8. Apesar do bom resultado nas duas primeiras etapas, Viktoriia não desistiu do embate e fez 35 a 14 no terceiro round. Na somatória, a ucraniana ficou 14 pontos na frente, com o placar de 48 a 34.

Antes, na sua estreia, Zakia havia perdido para a uzbeque Ziyodakhon Isakova por 17 a 12. De qualquer forma, se tornou apenas a segunda mulher a competir pelo Afeganistão em uma edição das Paralimpíadas. A outra foi Mareena Karim, que participou dos Jogos de Atenas, em 2004, nos 100m T46 (atletas com deficiências nos membros superiores) do atletismo.

Zakia fez parte de uma fuga secreta de seu país, após a tomada de poder pelo Talibã, junto com o atleta Hossain Rasouli, que competiu ontem no salto em altura e ficou na 13ª colocação. Os dois foram os únicos afegãos a competir em Tóquio e suas participações, apesar de não subirem no pódio, foram simbolicamente importantes.

Os atletas tiveram ajuda de organizações internacionais e de governos de outros países para que competissem nas Paralimpíadas de Tóquio.