Topo

Paratleta que teve má formação por radiação em Chernobyl é ouro em Tóquio

Oksana Masters é medalhistas nos Jogos de Verão e de Inverno - REUTERS/Issei Kato
Oksana Masters é medalhistas nos Jogos de Verão e de Inverno Imagem: REUTERS/Issei Kato

Do UOL, em São Paulo

01/09/2021 15h06

Oksana Masters foi medalha de ouro no handbike contra relógio H4-5 nos Jogos Paralímpicos de Tóquio. Conhecida como uma superatleta, ela agora faz parte do seleto grupo de medalhistas nos Jogos de Verão e de Inverno.

Essa é a terceira medalha de ouro da carreira de Oksana. As duas primeiras vieram do esqui nórdico, nos Jogos Paralímpicos de Inverno em 2018. Apesar de competir pelos Estados Unidos, a paratleta é natural da Ucrânia, sendo uma das sobreviventes do acidente nuclear de Chernobyl, em 1986.

Okasana chegou aos Estados Unidos aos 8 anos, quando foi adotada pela mãe norte-americana e criada no estado de Nova York. Mesmo três anos depois do acidente nuclear, mãe biológica de Masters sofreu envenenamento por radiação quando estava grávida, o que fez a atleta nascer com pernas de tamanhos diferentes e sem a tíbia, além de não ter os polegares, um rim e apenas partes de seu estômago.

Por conta da má formação nas pernas, Oksana teve de amputar as duas pernas. Aos 13 anos, ela começou a praticar remo e se encantou pelo mundo do esporte. Masters já foi medalhista em 3 esportes diferentes: 7 medalhas no esqui nórdico, 1 bronze no remo e, agora, 1 ouro no ciclismo com as mãos. Ela ainda pode garantir mais uma medalha no ciclismo road race, em Tóquio.