Topo

ANÁLISE

Demétrio: Ninguém ganhou tantas medalhas quanto Daniel Dias na natação

Do UOL, em São Paulo

01/09/2021 14h24

O nadador brasileiro Daniel Dias se despediu hoje das Paralimpíadas de Tóquio com o quarto lugar na prova dos 50m livre da classe S5 (intermediária entre as 10 para deficientes funcionais), encerrando também a sua carreira como nadador paralímpico aos 33 anos e somando um total de 27 medalhas, sendo 14 de ouro, sete de prata e seis de bronze.

No UOL News Esporte, Demétrio Vecchioli afirma que Daniel Dias deixa o esporte paralímpico como o detentor do maior número de medalhas da natação e como o maior atleta brasileiro.

"Daniel para como o quarto maior em número de medalhas de ouro, que é o ranking que sempre é usado para tudo, da história da natação, foi um ultrapassado pelo bielorrusso Ilhar Boki, que hoje não conseguiu ganhar o quinto ouro", explica Demétrio.

"27 medalhas é o maior número da história da natação, ninguém nunca ganhou tantas medalhas quanto ele na história da natação paralímpica no mundo inteiro e no Brasil ele é de longe o maior atleta brasileiro", completa.

Alicia Klein afirma que é difícil imaginar o feito atingido por Daniel Dias e exalta a carreira do nadador brasileiro.

"Eu acho que nenhum atleta quando começa a sua carreira imagina 'eu vou ganhar quase 30 medalhas paralímpicas ou olímpicas', ninguém imagina que vai ser o maior. Acho que a gente até tem um sonho e tal, mas imaginar o tamanho do que o Daniel Dias se tornou é muito impressionante", conclui.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL