Topo

Daniel Dias se emociona: 'Se escrevesse, não seria tão perfeito quanto foi'

Daniel Dias se despediu da natação com três medalhas de bronze nas Paralimpíadas 2020 - Naomi Baker/Getty Images
Daniel Dias se despediu da natação com três medalhas de bronze nas Paralimpíadas 2020 Imagem: Naomi Baker/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

01/09/2021 08h10

Daniel Dias se emocionou após disputar a última prova como nadador profissional - ele ficou em quarto na final dos 50m livre da classe S5 (intermediária entre as 10 para deficientes funcionais). O brasileiro já havia anunciado que vai se aposentar depois das Paralimpíadas de Tóquio.

"Acabou, mas estou feliz. Só tenho que agradecer a Deus pelo dom que me deu, agradecer minha família. Cada braçada é para eles. Papai está chegando em casa", disse Daniel, chorando, ao SporTV.

"Deus fez infinitamente mais do que pensei. Se escrevesse isso, não seria tão perfeito quanto foi. Não é choro de tristeza, estou muito feliz, mas é uma vida dedicada a isso aqui", acrescentou o nadador.

Com 27 medalhas, sendo 14 de ouro, Daniel encerra a carreira como o terceiro maior campeão da natação paralímpica masculina. O canadense Michael Edgson, que competiu entre 84 e 92, conquistou 18 ouros. O britânico Mike Kenny ganhou 16 ouros entre 76 e 88.

A maior atleta paralímpica da história é a nadadora americana Trischa Zorn, com impressionantes 41 ouros e 55 medalhas entre 1980 e 2004.

Em sua última participação paralímpica, o brasileiro se despede da natação com três bronzes em Tóquio: nos 100m e 200m nado livre S5 e no revezamento 4x50m até 20 pontos.

Daniel disputou mais duas provas no Japão, mas não subiu ao pódio. Nos 50m borboleta, o brasileiro terminou na sexta colocação. Já nos 50m costas, ficou em quinto lugar.