Topo

Brasil goleia Japão por 4 a 0 no futebol de 5 e está nas semifinais

Brasil vence Japão pela segunda rodada da fase de grupos do futebol de 5 - REUTERS/Lisi Niesner
Brasil vence Japão pela segunda rodada da fase de grupos do futebol de 5 Imagem: REUTERS/Lisi Niesner

Colaboração para o UOL, em São Paulo

30/08/2021 01h02

A seleção brasileira de futebol de 5 está nas semifinais das Paralimpíadas de Tóquio. Em jogo tranquilo, o Brasil bateu o Japão por 4 a 0 pela segunda rodada da fase de grupos, assumiu a liderança do Grupo A, com seis pontos, e segue vivo na busca pelo pentacampeonato.

Após jogo truncado contra a China, vencida por 3 a 0, o Brasil dominou a partida contra os donos da casa desde os minutos iniciais, tanto que a única finalização japonesa aconteceu no segundo tempo. Nonato, Paraná e Ricardinho (dois) marcaram os gols da seleção tetracampeã paralímpica na madrugada desta segunda-feira (no horário de Brasília).

A vitória colocou a seleção brasileira nas semifinais da competição, já que China e Japão (únicas seleções capazes de igualar os seis pontos do Brasil) se enfrentam nesta segunda-feira, às 21 horas (de Brasília). Dessa forma, apenas uma delas ficará com a segunda vaga dos mata-matas.

O Brasil encara a já eliminada França no mesmo dia, às 23h30 (horário de Brasília), pela última rodada da fase de grupos do futebol de 5.

O jogo

O Brasil controlou as ações do jogo na primeira etapa. Aos cinco minutos, Nonato fez uma bela jogada, após passe do capitão Ricardinho, e abriu o placar para a tetracampeã paralímpica.

Em jogo de ataque contra defesa, o Brasil desperdiçou chances de ampliar a vantagem, também atrapalhado pela boa atuação do goleiro Daisuke Sato. O Japão, por outro lado, não conseguiu finalizar na meta brasileira na primeira etapa.

O jogo seguiu da mesma forma no segundo tempo, com o Brasil atacando e o Japão preso na sua área. Aos cinco minutos da etapa final, Paraná driblou três japoneses para fazer o segundo gol.

Com a partida controlada, o Brasil ainda acertou a trave japonesa em forte chute de Gledson. Enquanto isso, os donos da casa se limitaram a marcar, raramente ultrapassando a linha do meio-campo.

Craque da seleção, Ricardinho chutou de fora da área, e contou com falha do goleiro Sato para fazer o terceiro do Brasil faltando quatro minutos para o fim do jogo.

O quarto gol saiu dos pés de Ricardinho. Ele driblou a marcação japonesa, finalizou no canto direito do goleiro Sato e fez seu segundo gol no jogo.