Topo

Alana Maldonado vence semifinal e disputará o ouro no judô em Tóquio

Alana Maldonado disputará a final nas Paralimpíadas 2020 - Ale Cabral/CPB
Alana Maldonado disputará a final nas Paralimpíadas 2020 Imagem: Ale Cabral/CPB

Do UOL, em São Paulo

29/08/2021 00h48

Alana Maldonado confirmou o seu favoritismo e se classificou à final da categoria feminina até 70kg do judô nas Paralimpíadas de Tóquio. A brasileira se garantiu na decisão com a vitória na semifinal diante da turca Raziye Ulucam e já tem ao menos a medalha de prata garantida.

Campeã mundial em 2018 e prata nas Paralimpíadas do Rio de Janeiro, Alana não teve muitas dificuldades na semifinal e venceu por ippon com 1min37 de luta. Nas quartas de final, ela havia sido ainda mais rápida e precisou de sete segundos para vencer a italiana Matilde Lauria.

A adversária da brasileira na final será Ina Kaldani, da Geórgia, que venceu a japonesa Kazusa Ogawa na outra semifinal. A luta pelo ouro será realizada ainda hoje, após as 4h30 (de Brasília).

O judô brasileiro já havia conquistado uma medalha nas Paralimpíadas de Tóquio: o bronze de Lúcia Araújo na categoria até 57kg.

Meg Emmerich disputará o bronze

Na semifinal da categoria feminina acima de 70kg, Meg Emmerich foi derrotada por Dursadaf Karimova, do Azerbaijão, e vai para a disputa do bronze ainda hoje.

A brasileira levou um wazari no início da luta, mas empatou o combate mais tarde. Porém, Karimova acabou vencendo por ippon na sequência.

Meg havia estreado nas Paralimpíadas com vitória sobre a japonesa Meg Emmerich, Na luta pelo bronze, sua adversária será Altantsetse Nyamaa, da Mongólia.