Topo

Bruna Alexandre vence semifinal e garante ao menos a prata no tênis de mesa

Bruna Alexandre comemora vitória contra Tien Shiau Wen, de Taiwan, nas Paralimpíadas 2020 - Rogério Capela/CPB
Bruna Alexandre comemora vitória contra Tien Shiau Wen, de Taiwan, nas Paralimpíadas 2020 Imagem: Rogério Capela/CPB

Do UOL, em São Paulo

28/08/2021 02h20

Bruna Costa Alexandre está na final da classe 10 (para atletas andantes) do tênis de mesa nas Paralimpíadas de Tóquio. Na semifinal, a brasileira venceu Tien Shiau Wen, de Taiwan, por 3 a 1, de virada, e garantiu, no mínimo, a medalha de prata.

O primeiro game foi bastante parelho, e Wen fechou em 14/12. Mas Bruna se recuperou na parcial seguinte e venceu por 11/6.

A brasileira levou a melhor no terceiro game pela diferença mínima, 12/10, e fechou o jogo com 11/7 no quarto game.

"Estou sem palavras! Muito emocionada pela grande vitória de hoje. Era um jogo muito difícil para mim. Consegui sair dos momentos muito difíceis, onde achei que não conseguiria me adaptar a esse estilo de jogo tão rápido. Eu pensava: 'Consegui fazer esse trabalho durante quatro anos, eu tenho que confiar nesse trabalho. Eu vou lutar, mesmo perdendo'. Foi o que eu fiz e consegui virar o jogo", disse.

A final será na próxima segunda-feira (30), às 6h45 (horário de Brasília). Bruna enfrentará a australiana Qian Yang, que venceu a polonesa Natalia Partyka por 3 a 2 na outra semifinal. O resultado surpreendeu, pois a mesatenista europeia é a atual tetracampeã paralímpica da classe. "Não acabou ainda. Eu quero continuar fazendo história no tênis de mesa brasileiro", avisou Bruna.

Esta é a segunda medalha conquistada pelo Brasil no tênis de mesa nas Paralimpíadas de Tóquio. Mais cedo, Cátia Oliveira foi derrotada pela sul-coreana Su Yeon Seo por 3 a 1 na semifinal das classes 1 e 2, para atletas cadeirantes, e ficou com o bronze.

Com a classificação à final, Bruna superou o resultado conquistado em 2016, nas Paralimpíadas do Rio, quando faturou o bronze. Foi, aliás, uma das quatro medalhas conquistadas pelo tênis de mesa brasileiro naquela edição do evento. Em 2014, ela foi bronze no Mundial.

Em Tóquio, Bruna venceu os três jogos que disputou. Antes das semifinais, havia triunfado na fase de grupos diante de Tzu Yu Lin, de Taiwan, e da australiana Melissa Tapper,

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi publicado, Bruna Alexandre foi bronze na Rio-2016, e não prata. O erro foi corrigido.