PUBLICIDADE
Topo

Vanderson Chaves perde para ucraniano e para nas oitavas no florete

Vanderson Luis Chaves se classifica para as oitavas da esgrima - Fabio Chey/CPB
Vanderson Luis Chaves se classifica para as oitavas da esgrima Imagem: Fabio Chey/CPB

Colaboração para o UOL, em São Paulo

27/08/2021 23h45Atualizada em 28/08/2021 02h03

O brasileiro Vanderson Chaves parou nas oitavas de final do florete da categoria B (para atletas com menor mobilidade no tronco e equilíbrio) da esgrima em cadeira de rodas ao ser superado pelo ucraniano Oleg Naumenko.

Na madrugada deste sábado, Vanderson perdeu por 15 a 11 para Oleg e saiu da briga por medalha nas Paralimpíadas de Tóquio. O brasileiro também foi superado pelo ucraniano na fase de poules, a classificatória para o mata-mata.

Vanderson chegou às oitavas de final após terminar a primeira fase na décima colocação, com uma vitória e seis derrotas. Ele bateu o japonês Ryuji Onda, e perdeu para Maxime Valet (França), Dimitri Coutya (Grã-Bretanha), Alexander Kuzyukov (Rússia), Oleg Naumenko (Ucrânia) e Yanke Feng (China).

Já Jovane Guissone parou na primeira fase após terminar na 13ª colocação, com uma vitória e seis derrotas. O brasileiro foi prata na espada na última quinta-feira.

Mônica Santos fica nas oitavas

A brasileira Mônica Santos também parou nas oitavas de final do florete da categoria B. Ela foi derrotada por Irma Khetsuriani, da Geórgia, por 15 a 7.

Na fase classificatória, Mônica terminou na nona colocação, com duas vitórias e seis derrotas. O resultado garantiu a brasileira nas oitavas.

Já Carminha Oliveira ficou na 16ª colocação, com seis derrotas, no florete da categoria A (atletas com mobilidade no tronco; amputados ou com limitação de movimento), e não avançou na fase de poules.