Topo

Brasil perde para os EUA no segundo jogo no goalball nas Paralimpíadas

O Brasil, de Josemarcio Sousa, o Parazinho, perdeu para os Estados Unidos nas Paralimpíadas 2020 - REUTERS/Kim Kyung-Hoon
O Brasil, de Josemarcio Sousa, o Parazinho, perdeu para os Estados Unidos nas Paralimpíadas 2020 Imagem: REUTERS/Kim Kyung-Hoon

Do UOL, em São Paulo

26/08/2021 02h16

A seleção brasileira masculina de goalball foi derrotada pelos Estados Unidos por 8 a 6, hoje (26), em sua segunda partida nas Paralimpíadas de Tóquio. Ontem (25), na sua estreia, o Brasil havia vencido a Lituânia, atual campeã paralímpica, por 11 a 2 na estreia. Agora, não teve a mesma sorte contra os medalhistas de prata no Rio-2016.

O Brasil sofreu com a grande atuação de Calaham Young, que marcou cinco dos oito da seleção dos Estados Unidos de goalball, modalidade disputada por atletas com deficiência visual das classes B1, B2 e B3 — todos, porém, usam viseiras que os deixam sem nenhuma visão durante o jogo. Pela seleção, bronze nas Paralimpíadas do Rio, o destaque na derrota foi Leomon Moreno, autor de três gols.

Na partida de hoje, Romario Marques abriu o placar para o Brasil no início da disputa. Calahan Young empatou para os EUA mais tarde. Josemarcio Sousa, o Parazinho, colocou a seleção brasileira novamente em vantagem. Os norte-americanos buscaram o empate com Tyler Merren. Nos segundos finais do primeiro tempo, Parazinho fez contra, o que deixou os EUA em vantagem de 3 a 2 no placar.

No início da etapa final, Leomon Moreno empatou o jogo para os brasileiros. A seleção virou pouco depois, com novo gol de Moreno, mas os norte-americanos empataram em 4 a 4 com Matt Simpson.

Moreno chegou ao seu terceiro gol no jogo, o quinto do Brasil, em penalidade, deixando a seleção novamente em vantagem. Os Estados Unidos empataram com Young faltando pouco mais seis minutos para o fim do jogo. Pouco depois, a virada dos norte-americanos veio com Daryl Walker, restando cinco minutos para o término da partida.

O Brasil desperdiçou penalidade e logo na sequência viu os EUA aumentarem a vantagem na liderança com Young, que ainda marcou mais uma vez na reta final. No último minuto, Parazinho fez mais um gol para o time brasileiro, mas não evitou a derrota por 8 a 6.

A seleção brasileira volta a jogar amanhã, às 8h30 (horário de Brasília), quando encara a Argélia na sua terceira partida no Grupo A. Os quatro melhores de cada um dos dois grupos de cinco avançam para as quartas de final, quando as chaves se cruzam.