Topo

Rival de Medina em Tóquio, Igarashi pede que 'hate' se limite ao surfe

Kanoa Igarashi nas Olimpíadas de Tóquio 2020 - REUTERS/Lisi Niesner
Kanoa Igarashi nas Olimpíadas de Tóquio 2020 Imagem: REUTERS/Lisi Niesner

Do UOL, em São Paulo

11/08/2021 14h44

Kanoa Igarashi, rival de Medina em Tóquio, disse que não vê problemas em receber comentários mais críticos, desde que não ultrapassem limites e não tenham cunho racista. Em entrevista ao Blog do Surfe do jornal "Lance!", o surfista japonês comentou sobre as polêmicas em torno de sua vitória nos Jogos de Tóquio e afirmou estar acostumado a receber hate na internet.

O atleta, que tem casa em Portugal e fala português fluente, explicou que vê o surfe como um esporte de opinião: "Sabemos que o surfe não é um esporte controlável, temos cinco juízes e cada um tem a sua opinião. Só não pode entrar em racismo ou insultos pessoais. Gostaria de manter tudo dentro do surfe, que continuará sendo um esporte com opiniões, diferente."

O surfista pôde conhecer mais de perto o hate da internet brasileira quando derrotou Gabriel Medina na semifinal do surfe nas Olimpíadas. Na ocasião, o japonês, que terminou com a medalha de prata, foi acusado de ter sido favorecido pelos juízes por estar competindo em casa. Os comentários sobre Igarashi não ficaram apenas nas notas no mar, por isso, o atleta acha importante falar também sobre os comentários racistas que recebeu.

"Eu não me sinto afetado o tanto quanto eu sentia antes, mas, ao mesmo tempo, não é porque eu consigo controlar isso, que significa que outras pessoas também consigam. Só quero espalhar a mensagem, tentar criar um mundo melhor para as próximas gerações, esse é meu objetivo. É realmente muito importante falar sobre isso", completou ele.

Atualmente, o surfista disputa a etapa do Circuito Mundial de Surfe no México. Na bateria de ontem (10), Igarashi ficou em terceiro lugar e não se classificou para o round 3, por isso terá de passar pela repescagem.