Topo

Tandara posta e diz que Brasil merece o ouro no vôlei: 'Estarei torcendo'

Tandara foi suspensa provisóriamente por potencial violação da regra antidopagem - ANGELA WEISS / AFP
Tandara foi suspensa provisóriamente por potencial violação da regra antidopagem Imagem: ANGELA WEISS / AFP

Colaboração para o UOL, em São Paulo

08/08/2021 00h06

No Brasil após ser suspensa provisoriamente por potencial violação de regra antidopagem, Tandara compartilhou em suas redes sociais uma mensagem de apoio à seleção feminina de vôlei, que disputa o ouro na madrugada de domingo (8), do Brasil, contra os Estados Unidos.

Tandara afirmou que o Brasil "merece" o lugar mais alto do pódio, e destacou a união do grupo comandando por José Roberto Guimarães. Sobre a suspensão, a atleta se limitou a dizer que está com o "coração partido".

"Me preparei muito para esse momento, e com esse grupo formamos uma família. Mesmo com o coração partido, estou aqui de cabeça erguida desejando e mandando a mais pura e verdadeira energia para cada um que fez parte desta nossa caminhada à grande e sonhada final", iniciou Tandara em seu Instagram.

"Nosso objetivo sempre foi ter a possibilidade de lutar pelo ouro, e que ele venha, nós merecemos. Essa equipe se dedicou dia a dia e trabalhamos muito, todas nós temos o mesmo sonho que é buscar o título olímpico, e individualmente temos vários outros sonhos. Chegou a hora de colher os frutos dessa dedicação, meninas! Estarei aqui torcendo por cada uma de vocês", completou.

Suspensão por doping

A oposta Tandara foi suspensa provisoriamente por potencial violação de regra antidopagem na última sexta-feira (6), mesmo dia da semifinal contra a Coreia do Sul. A jogadora foi obrigada a deixar a Vila dos Atletas, em Tóquio, e retornou para o Brasil.

Em nota, a ABCD Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem) informou que, em exame antidoping realizado no dia 7 de julho, foi constatada a presença da substância Ostarina, um anabolizante, que a autoridade antidoping lembra que, pelo Código Brasileiro Antidopagem, implica na aplicação obrigatória de uma suspensão provisória. "A Ostarina é uma substância não especificada, proibida em competição e fora de competição", reforçou. Quando a substância é especificada, a suspensão pode ou não ser aplicada".

A substância é um anabolizante que contribui para o aumento de força e massa muscular. Ele diz que a intenção é provar que ela não usou nenhuma substância proibida.

Em nota, assinada pelo advogado Marcelo Franklin, que assumiu o caso horas depois, Tandara negou o uso de qualquer substância proibida e falou que a substância entrou em seu organismo "acidentalmente". Depois, em entrevista ao UOL, o advogado reforçou que a atleta é inocente e disse que ela não pode ser prejudicada por algo que não fez.

"Se você olhar para a carreira dessa atleta, é uma atleta totalmente ilibada, não tem qualquer tipo de antecedente, de problema disciplinar, é uma atleta que garante que não usou. E minha intenção é fazer a prova de que de fato ela não usou nada proibido e não merece ser sancionada e prejudicada por algo que ela não cometeu", disse Franklin.