Topo

COB comemora 'medalha invisível': nenhum caso de covid nas Olimpíadas

Ana Marcela Cunha recebe vacina contra a covid - Miriam Jeske/COB
Ana Marcela Cunha recebe vacina contra a covid Imagem: Miriam Jeske/COB

Demétrio Vecchioli

Do UOL, em Tóquio

08/08/2021 09h08

Antes de viajar a Tóquio, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) tinha como grande preocupação que membros da delegação viessem a ser contaminados pelo coronavírus. Por causa da ameaça à saúde, ainda que a maior parte do Time Brasil estivesse vacinado, mas principalmente pelo risco de que atletas fossem retirados de competições, impedidos de concretizarem o sonho da vida.

No encerramento da competição, neste domingo (8), o comitê festejou que todo o esforço valeu a pena. Nenhum membro da delegação, assim como nenhum brasileiro de forma geral, incluindo aí jornalistas e funcionários do comitê organizador e das federações internacionais, testou positivo durante os Jogos.

Siga o UOL Esporte no

Em apresentação à imprensa, o COB tratou o feito como uma "medalha invisível' e citou três feitos: o Brasil não trouxe o vírus para o Japão, não teve casos positivos e não perdeu atletas por contato próximo. O último item também era uma grande preocupação do COB, porque havia o risco de atletas brasileiros serem colocados em quarentena pelo simples fato de terem estado com infectados de outros países.

Com testagem diária, o COB conseguiu evitar esse risco. Além disso, mesmo membros do Time Brasil que estavam sujeitos aos protocolos de jornalistas, que puderam pegar transporte público e frequentar áreas de fora de bolha depois de 14 dias no Japão, foram orientados a não saírem dessa bolha.

A médica Beatriz Perondi, que coordenou o esforço anti-covid, citou na apresentação aos jornalistas que os Jogos tiveram 436 casos positivos, sendo 33 atletas e 150 estrangeiros. Os restantes são japoneses envolvidos direta e indiretamente com a competição. "Todos os números confirmam que esse conceito de medidas anti-covid funcionou", festejou, em outra coletiva, o presidente do COI, Thomas Bach.