Topo

Conheça os azarões que se tornaram campeões olímpicos em Tóquio

Marcell Jacobs, da Itália, novo campeão olímpico dos 100 m rasos - Xinhua/Wang Lili
Marcell Jacobs, da Itália, novo campeão olímpico dos 100 m rasos Imagem: Xinhua/Wang Lili

Leonardo Parrela

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte

07/08/2021 12h00

Está chegando ao fim os Jogos Olímpicos de Tóquio. Por duas semanas, os atletas disputaram os mais variados esportes. Num evento dessa magnitude, algumas vitórias são esperadas e até certo ponto protocolares. Porém, existem aqueles campeões que surpreendem o mundo com suas conquistas. Na capital japonesa não foi diferente. O UOL te ajuda a relembrar alguns deles.

Marcell Jacobs já tinha chamado atenção ao ser o primeiro italiano a se qualificar para a final dos 100m rasos. Filho de mãe italiana e pai norte-americano, cresceu no país europeu onde jogou basquete e futebol antes de começar no atletismo. Chocou o mundo ao cruzar a linha de chegada da prova na primeira posição, garantindo a medalha de ouro para o seu país. Outro resultado surpreendente do atletismo italiano foi o ouro na marcha atlética de 20km com Massimo Stano.

Outra das histórias mais inacreditáveis dessa edição é da ciclista austríaca Anna Kiesehonfer. Competindo fora dos holofotes desde 2017, ela chegou pouco conhecida e longe do grupo de favoritas. Kiesenhofer é professora na Universidade de Lausanne (Suíça), tem dois PhD na área de exatas e dá aula de matemática. No ciclismo de estrada, disparou no grupo de fuga e não perdeu mais a liderança, conquistando o primeiro ouro para o seu país na modalidade desde 1896.

kiesenhofer - Sebastian Gollnow/picture alliance via Getty Images - Sebastian Gollnow/picture alliance via Getty Images
Anna Kiesenhofer cruzou em primeiro lugar na prova de ciclismo de estrada feminino
Imagem: Sebastian Gollnow/picture alliance via Getty Images

Thomas Pidcock (ciclista britânico) e Lydia Jacoby (nadadora norte-americana) não estariam disputando as Olimpíadas se não fosse a pandemia de covid. Em 2020, nenhum dos dois tinham marcas para competir nos Jogos Olímpicos. Em 2021, porém, estavam na disputa.

Pidcock, de 21 anos, só conseguiu a vaga após uma série de desistências e combinações de resultados. Na preparação, quebrou a clavícula e quase não conseguiu estar apto para disputar no mountain bike. Saindo do final do pelotão, fez uma largada forte e assumiu a liderança logo no início da prova. Terminou em primeiro, mais de 20 segundos à frente do segundo colocado.

Jacoby é ainda mais nova. tem apenas 17 anos. Ela tinha comprado ingressos para assistir às disputas no Centro Aquático de Tóquio com a família. Com um ano a mais de ciclo, se qualificou para a prova dos 100m peito, chegou na final e bateu sua maior referência na prova, a também americana Lily King.

tunisiano  - Ian MacNicol/Getty Images - Ian MacNicol/Getty Images
Ahmed Hafnaoui viu, incrédulo, seu nome como vencedor da prova no telão do Centro Aquático
Imagem: Ian MacNicol/Getty Images

O tunisiano Ahmed Hafnaoui não tinha conseguido a classificação para os 400m livre nos torneios juvenis. Em Tóquio, chegou à final com o pior tempo e já era uma surpresa. Num ritmo impressionante, sempre entre os primeiros colocados, disparou nos últimos cinquenta metros para conquistar a medalha de ouro. A performance olímpica rendeu elogios até de Michael Phelps, que classificou o ritmo do tunisiano como "inacreditável".

Pela primeira vez na história do revezamento 4x200m livre feminino o título não ficou com americanas ou australianas, que fizeram o melhor tempo nas qualificatórias no Centro Aquático de Tóquio. A equipe chinesa garantiu o ouro inédito batendo as antigas campeãs e, de quebra, anotaram o novo recorde mundial da prova (7min40s33).

No tênis, as favoritas Ashleigh Barty-AUS e Naomi Osaka-JAP ficaram pelo caminho na disputa de simples. Quem aproveitou a situação foi a suíça Belinda Bencic, número 12 do mundo. Sem resultados muito expressivos ao longo da carreira, Bencic conquistou o ouro na disputa de simples e a prata no torneio de duplas com Viktoria Golubic.