Topo

Medina cita agenda e admite 'erro' ao não tomar vacina: 'Tomarei a minha'

Reuters
Imagem: Reuters

Do UOL, em São Paulo

06/08/2021 10h06Atualizada em 06/08/2021 10h20

O surfista Gabriel Medina admitiu, em seu Instagram, ter cometido um "erro" ao não se vacinar para a disputa dos Jogos Olímpicos de Tóquio. - a oportunidade de imunização para os atletas brasileiros foi dada pelo COI (Comitê Olímpico Internacional) em parceria com o COB (Comitê Olímpico Brasileiro) e o Ministério da Saúde.

Em suas redes sociais, Medina citou a "agenda de treinos" e o foco no Campeonato Mundial de Surfe como motivos que o impediram de "encaixar a imunização".

Ele, que tem 27 anos, também falou que "em breve" vai se vacinar e garantiu que, enquanto isso não acontece, está tomando "cuidados e seguido os protocolos de segurança".

"Vacina salva vidas, galera! Foi um erro eu não ter conseguido encaixar a imunização na minha agenda de treinos para os desafios deste ano, focado no campeonato mundial. Mas em breve tomarei a minha. Enquanto isso, sigo tomando todos os cuidados e seguindo os protocolos de segurança", escreveu.

A falta de vacina vai acarretar em prejuízo técnico para o brasileiro. Na busca pelo tricampeonato mundial, ele não poderá disputar a última etapa, em Teahupoo, justamente por não estar imunizado.

Chances perdidas

Medina já deixou passar ao menos quatro oportunidades de se vacinar contra covid-19. Dessas, três foram antes de viajar ao Japão. Contrariando os insistentes pedidos do COI, o surfista veio às Olimpíadas sem se vacinar.

Ao voltar ao Brasil, ele poderia ter se vacinado em São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, onde mora, e que está vacinando pessoas de mais de 18 anos, o que inclui, naturalmente, Medina, que tem 27.

Antes disto, a imunização promovida pelo COB no Brasil com vacinas doadas pelo COI começou em maio, com postos em diversas cidades, inclusive São Paulo. Os atletas precisavam confirmar para o COB o interesse em serem vacinados e em qual cidade estariam nas datas preestabelecidas.

Na época em questão, Medina estava na Austrália disputando a primeira perna do Circuito Mundial da WSL. De lá, ele viajou para El Salvador, na América Central, onde foram disputados os ISA Games, o Campeonato Mundial Amador de surfe, que era obrigatório para a elegibilidade do surfista que quisesse vir aos Jogos Olímpicos.

Dos EUA para o Brasil

Na sequência, o brasileiro foi para a Califórnia, nos Estados Unidos, onde foi realizada mais uma etapa da WSL. Lá, Medina também teve a oportunidade de se vacinar, antes ou depois da competição porque, naquele momento, os EUA já estavam disponibilizando imunizantes para visitantes de qualquer idade. Na época, Medina já sabia que viria a Tóquio e sobre a importância de vir vacinado.

Mas Medina não aproveitou a oportunidade nos EUA e voltou ao Brasil, para sua casa em Maresias, de onde postou foto no Instagram no dia 27 de junho. Depois disso, o COB ainda realizou mais duas rodadas de vacinação em São Paulo, nos dias 5 e 12 de julho.