Topo

COB corre para que Tandara volte ainda na sexta para o Brasil

Beatriz Cesarini

Do UOL, em Tóquio

06/08/2021 01h24

A jogadora Tandara foi suspensa provisoriamente por potencial violação de regra antidopagem e, agora, o Comitê Olímpico do Brasil corre para fechar um voo para que a atleta deixe Tóquio ainda nesta sexta-feira (6). Ela já não treinou com a seleção feminina de vôlei, que enfrenta hoje a Coreia do Sul, pela semifinal das Olimpíadas, às 9h (de Brasília).

Em nota, o COB afirmou que foi notificado pela ABCD (Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem) quanto à suspensão provisória de Tandara. O teste foi realizado em 7 de julho, em período fora de competição, no centro de treinamento de vôlei em Saquarema.

A CBV (Confederação Brasileira de Vôlei) se manifestou e disse que também foi notificada pela ABCD. "A CBV lamenta que a atleta, campeã olímpica e uma das principais referências da equipe brasileira, atravesse este momento e aguarda os resultados dos trâmites processuais, cujo conteúdo é de caráter particular da atleta e confidencial", declarou, em comunicado.

Na sequência, Tandara também se manifestou com uma publicação em seu perfil no Instagram. "A atleta Tandara Caixeta está trabalhando em sua defesa e só se manifestará após a conclusão do caso. Agradecemos o carinho de todos vocês", diz nota publicada pela assessoria da jogadora.

Apesar do incidente, a seleção feminina de vôlei não sofrerá punições da organização das Olimpíadas e seguirá na disputa por medalha. Nos Jogos de Tóquio, Tandara atuou em todas as seis partidas até agora e foi a maior pontuadora do time, com 19 pontos, contra a Sérvia na fase de grupos.