Topo

Saiba por que os uniformes da Austrália "enganam" e são verde-amarelos

Delegação australiana da natação, em verde e amarelo, mostram as medalhas conquistadas em Tóquio - James Chance/Getty Images
Delegação australiana da natação, em verde e amarelo, mostram as medalhas conquistadas em Tóquio Imagem: James Chance/Getty Images

Leonardo Parrela

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte

05/08/2021 14h00

Isso já deve ter acontecido com você: passando os olhos pelas provas das Olimpíadas, atletas vestindo verde e amarelo chamam a atenção. Mas aí vem a surpresa — não é o Brasil, mas a Austrália. O uso das cores causa estranheza, afinal, a bandeira australiana é azul, vermelha e branca. Então por que somos "enganados" pelo país da Oceania?

A resposta tem a ver com símbolos do país. As cores verde e amarela representam dois aspectos que deixam os australianos bem orgulhosos.

O amarelo, segundo o governo australiano, remete às famosas praias do país. Além disso, também representa as riquezas minerais, como o ouro. Já o verde homenageia uma árvore típica do país, a Acácia dealbata, nativa da região de Sydney, que foi casa dos Jogos Olímpicos em 2000 — e vale lembrar que o país receberá os Jogos novamente, em 2032, na cidade de Brisbane.

As mais diversas modalidades australianas já usam essa combinação desde o final dos anos 1800. Apenas em 1984 que as cores foram reconhecidas como símbolos nacionais e ganharam o apoio do governo. Antes, oficialmente, as cores utilizadas eram azul e dourado, verde e dourado, além das cores presentes na bandeira.