Topo

Restaurante que inspirou luta em "Kill Bill" é point de famosos em Tóquio

Restaurante Gonpachi, em Tóquio, inspirou cenário de massacre em "Kill Bill" - Adriano Wilkson/UOL
Restaurante Gonpachi, em Tóquio, inspirou cenário de massacre em "Kill Bill" Imagem: Adriano Wilkson/UOL

Adriano Wilkson

Do UOL, em Tóquio

04/08/2021 12h00

As lanternas penduradas em fios que passam no meio do salão dão um ar nostálgico e aconchegante ao restaurante Gonpachi, mas a verdade é que foi debaixo de lanternas como essas que Beatrixx Kiddo, a Noiva, protagonizou uma das carnificinas mais sangrentas da história do cinema.

Em "Kill Bill - Vol 1", de 2003, a personagem de Uma Thurman usa sua espada e seu instinto assassino para decepar braços, pernas e cabeças de 88 mafiosos da Yakuza em sua busca insana por vingança. O diretor Quentin Tarantino jantou no Gonpachi, em Tóquio, quando teve a ideia de ambientar o massacre em um restaurante como ele.

Tarantino construiu em um estúdio na China, onde a maior parte do filme foi gravado, uma réplica do interior do restaurante. O local acabou sendo imortalizado pela espada da Noiva e, desde então, tem atraído turistas ilustres, como o ator Sylvester Stalone, a cantora Lady Gaga e o jogador Andrés Iniesta.

Kill Bill - Reprodução - Reprodução
Beatrixx Kiddo promoveu um banho de sangue em restaurante no filme "Kill Bill - Vol 1"
Imagem: Reprodução

O Gonpachi segue aberto na capital japonesa, mas hoje a única lâmina em ação na casa é a do chefe ao cortar o carpaccio de atum servido no menu degustação. Logo ao entrar no restaurante, o visitante se depara com as fotos dos turistas ilustres e é recebido pelos funcionários com gritos de "Irashaimase" (bem-vindo).

Artefatos de "Kill Bill", como um DVD surrado e o macacão amarelo da Noiva, são exibidos com orgulho na entrada. A cozinha transparente no centro do salão permite ver os cozinheiros em ação, assim como o trabalho um tanto apressado dos garçons e garçonetes.

Menu - Divulgação - Divulgação
Menu do Gonpachi tem opções de frutos do mar e carnes vermelhas
Imagem: Divulgação

Se for um dia de sorte, é possível ver um uma apresentação de tambores japoneses, que, em dias sem sorte, ficam estacionados no segundo piso.

A atmosfera de Japão feudal e a sensação de jantar no set da obra-prima de Tarantino são as principais atrações do Gonpachi. A comida é boa, mas não emociona. Há três opções de menu degustação, cada uma com seis passos, incluindo sobremesa. O destaque do cardápio básico (R$ 183) é o camarão empanado com molho picante de yuzu, que ninguém parece saber o que é e também não há muito esforço de explicar —na internet, é possível descobrir que é uma fruta cítrica.

Gonpachi - Divulgação - Divulgação
Restaurante Gonpachi tem decoração que lembra o Japão antigo
Imagem: Divulgação

Se você estiver em Tóquio, o Gonpachi é um bom lugar para fazer uma refeição em um ambiente descontraído, rende boas fotos para o Instagram e você leva uma história para contar. Se aparecer uma moça alta e loira, vestida com um macacão amarelo e portando uma espada samurai, corra.