Topo

Bruno Guimarães não lembra do penta, mas diz que título no Japão motiva

Bruno Guimarães durante partida da seleção brasileira contra o México nas Olimpíadas que rendeu vaga na final - Lucas Figueiredo/CBF
Bruno Guimarães durante partida da seleção brasileira contra o México nas Olimpíadas que rendeu vaga na final Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

Do UOL, em São Paulo

04/08/2021 10h46

A seleção brasileira decide no sábado (7), às 8h30, contra a Espanha, quem fica com a medalha de ouro do futebol masculino nas Olimpíadas de Tóquio. A partida será no Estádio Internacional de Yokohama, mesmo palco em que o país comemorou o pentacampeonato mundial de seleções em 2002. Para o volante Bruno Guimarães, é uma motivação extra a tentativa de um novo título importante no mesmo local.

"Representa bastante para a gente, nossa estreia foi lá e tivemos um grande começo de Olimpíadas ganhando de 4 a 2 da Alemanha, fizemos 3 a 0 jogando bem. Temos uma boa energia nesse estádio. Da Copa lembro pouco, mas só de saber que nossos ídolos, no meu caso Ronaldo Fenômeno e Ronaldinho Gaúcho, foram campeões lá dá uma força a mais. Espero que seja a nossa vez de conquistar um título lá", disse.

Titular da seleção olímpica na Tóquio-2020, Bruno Guimarães nasceu em novembro de 1997. Quando o Brasil decidiu a Copa do Mundo de 2002 contra a Alemanha, em Yokohama, ele tinha só quatro anos de idade: "Lembro muito pouco. A Copa é no meio do ano e eu faço aniversário no fim do ano."

O Brasil estreou nas Olimpíadas justamente em Yokohama, contra a própria Alemanha, e ganhou por 4 a 2. Jogou a segunda rodada no mesmo estádio e empatou sem gols com a Costa do Marfim e depois atuou em Saitama (vitórias por 3 a 1 sobre a Arábia Saudita e 1 a 0 diante do Egito, já nas quartas de final) e Kashima (empate em 0 a 0 no tempo normal e na prorrogação, com vitória nos pênaltis sobre o México na semifinal) antes de voltar a Yokohama.

"Vejo com uma boa arrancada nossa. Começamos bem no primeiro jogo, no segundo foi mais atípico pela expulsão, primeiro tempo contra a Arábia sentimos, mas no segundo a comissão ajudou. Oscilamos entre bons e maus momentos, mas os nossos bons foram extraordinários. Ainda temos coisas a melhorar, mas nos sentimos prontos. Estamos confiantes e felizes de estar aqui, mas vejo como desempenho positivo para coroar, se Deus quiser, com a cereja do bolo que é o título olímpico", completou o volante, titular em todos os jogos até agora e um dos destaques da equipe.

Bruno Guimarães - Lucas Figueiredo/CBF - Lucas Figueiredo/CBF
Volante de 23 anos é homem de confiança do técnico André Jardine na seleção olímpica
Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

Leia outras declarações de Bruno Guimarães:

Seleção espanhola

"Em nível a Espanha trouxe jogadores mais experientes, mais rodados, com passagem na Eurocopa, uma grande equipe. Vamos começar a partir de amanhã a estudá-los para neutralizar os pontos fortes e explorar o que dá para ser explorado. Vai ser um jogo bom para os amantes do mundo do futebol, um jogo bom de assistir. Mas aqui temos jogadores com experiência em futebol europeu, é importante frisar isso, é um jogo esperado não só pela gente, mas por eles. Será um jogo legal de assistir para quem vir e um sonho realizado para quem estiver em campo."

Peso de defender o título

"Vai ser um jogo muito complicado. Foi bom ter tirado o peso em 2016, mas carregamos o peso de deixar o ouro em casa e ter mais uma conquista. Fizemos a nossa parte e agora queremos muito conquistar esse ouro olímpico, mas não botamos pressão desnecessária na gente mesmo, esquecer o extracampo e focar no campo."

Importância da final

"Estamos fazendo uma boa preparação, sempre foi um objetivo pessoal meu, um sonho, me sinto realizado por estar na final olímpica, é inenarrável. Mas queremos o ouro, sim. Vejo tudo isso como preparação minha e do grupo, é um sonho realizado. Estamos muito preparados, nosso objetivo está aí e queremos frisar nossa preparação como muito importante, reunimos quase todos os jogadores que passaram por convocações em bons momentos. No meu caso é um sonho realizado, estou feliz de estar aqui e vou ficar mais feliz com a conquista do ouro."