Topo

Até em Tóquio? VAR anula salto no decatlo; dia tem quedas e martelo 'preso'

Ilya Shkurenyov, atleta russo do decatlo tenta "escapar" do colchão antes de o sarrafo cair - Reprodução/SporTV
Ilya Shkurenyov, atleta russo do decatlo tenta 'escapar' do colchão antes de o sarrafo cair Imagem: Reprodução/SporTV

Caio Blois

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

04/08/2021 09h09

Se engana quem pensa que o árbitro de vídeo divide opiniões apenas no futebol. Nas Olimpíadas de Tóquio, o dia do atletismo ficou marcado por uma intervenção polêmica. Ilya Shkurenyov, atleta que representa o Comitê Olímpico Russo no decatlo, acertou seu último salto para 2,02m, e saiu para comemorar, derrubando o sarrafo. O VAR entrou em ação e anulou o lance.

Percebendo que havia a chance de a barra cair, Ilya correu para fora do colchão e a bandeira branca foi levantada na sequência, validando o salto. O VAR, entretanto, corrigiu, e o juiz geral da prova invalidou a tentativa, levando o russo à loucura.

O salto de Shkurenyov foi anulado porque ele ainda não havia saído completamente do colchão de aterrissagem quando o sarrafo caiu. A regra diz que o salto só é válido se a barra cair depois que o atleta estiver fora da zona da queda. A bandeira branca, na análise do vídeo imagem por imagem, foi levantada após a queda do sarrafo, quando o russo ainda tinha o pé encostado no colchão. Portanto, um acerto.

Quedas de favoritos

Uma das favoritas nos 3000m com obstáculos, a americana Emma Coburn chegou à final sob expectativas, mas foi surpreendida pelo azar. Campeã mundial e medalhista de bronze na prova, ela corria junto ao pelotão de frente até a parte final do percurso quando se desequilibrou.

A queda não chegou a lesionar Coburn, mas a retirou da pista, desclassificando uma das concorrentes ao pódio. No fim, a medalha de ouro ficou com Peruth Chemutai, de Uganda. Os Estados Unidos estiveram levaram a prata com Courtney Frerichs, e a queniana Hyvin Kieng, vice-campeã no Rio, em 2016, faturou o bronze.

Katarina Johnson-Thompson sentiu lesão muscular, mas conseguiu concluir a prova - Rob Carr/Getty Images - Rob Carr/Getty Images
Katarina Johnson-Thompson sentiu lesão muscular, mas conseguiu concluir a prova
Imagem: Rob Carr/Getty Images

No heptatlo, a britânica Katarina Johnson-Thompson estava no quinto lugar antes de suas provas mais fortes. Na disputa dos 200m, ela disparava na curva quando sentiu uma lesão muscular e caiu. Com fortes dores, ela ignorou as cadeiras de rodas e o atendimento, se levantou e, mancando muito, cruzou a linha de chegada para completar a prova.

Martelo preso na rede

Em uma das primeiras tentativas na final do lançamento de martelo, o americano Daniel Haugh mostrou muita força. Mas não do jeito convencional. Em vez de acertar o objeto a mais de 80m de distância, ele chocou o martelo na rede de proteção.

Martelo lançado por Daniel Haugh ficou preso na rede e interrompeu disputa em Tóquio - Reprodução/SporTV - Reprodução/SporTV
Martelo lançado por Daniel Haugh ficou preso na rede e interrompeu disputa em Tóquio
Imagem: Reprodução/SporTV

O objeto pegou tão forte na grade que a prova precisou ser paralisada para retirar o martelo — já deformado pelo choque — dali e prosseguir a competição.